Cras realiza ação de conscientização sobre o Trabalho Infantil

DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL

O dia 12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. E tem o cata-vento de cinco pontas coloridas como símbolo da campanha que expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes.

O trabalho infantil é um caso de violação dos direitos humanos da criança e do adolescente e que se faz presente na história mundial e brasileira, fruto da cultura existente no seio da sociedade que valoriza o trabalho como forma de educar sem levar em consideração os prejuízos que isso possa causar ao desenvolvimento da criança e do adolescente.

Soma-se a isso a falsa visão de que o trabalho precoce prepara a criança para o futuro e a torna mais responsável, além da dificuldade financeira de muitas famílias que contam com a participação dos filhos no orçamento familiar. Para sensibilizar, informar e debater o tema o CRAS entregou um cata-vento para as três escolas do município, conselho tutelar, administração municipal, Unidade Básica de Saúde e CRAS e material para ser trabalhado com as crianças e adolescentes.

Para a assistente social Daiane Pereira, “o trabalho infantil é uma violação  às crianças e  aos adolescentes como seres sociais e de direitos e surge como negação à vivência  da infância, ocorre em uma realidade imposta pela pobreza, prejudicando o desenvolvimento das crianças e adolescentes, os quais, muitas vezes, trocam o lazer e a escola para poderem ajudar na renda familiar. Não podemos naturalizar o trabalho infantil, a sociedade precisa estar atenta e denunciar quando necessário.”

 

 

Data de publicação: 14/06/2021

Compartilhe!