Reunião do conselho foi realizada na manhã de quarta-feira

CONSELHEIROS OPINAM SOBRE AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Na manhã de quarta-feira, 07/07, aconteceu uma reunião com objetivo de ouvir os membros do Conselho da Educação e do FUNDEB para elaboração do PPA (Plano Plurianual) referente à educação do município. A reunião teve a participação da secretária da Fazenda Táuana Uberti e do técnico em contabilidade Alcione Sgari, que explanaram sobre o que é o PPA, o investimento realizado na educação nos últimos anos, o recurso do FUNDEB, as perdas em relação ao baixo número de alunos e as ações obrigatórias que devem constar no PPA.

O objetivo da reunião foi ouvir os conselheiros sobre sugestões de ações desejadas na área da educação para os próximos quatro anos. Também a secretária da Educação falou sobre alguns desejos da secretaria e da administração municipal sobre a ampliação e adequação da EMEI Amiguinhos do Coração, a pintura das duas escolas, o fechamento da quadra esportiva localizada junto à EMEF Olavo Bilac, cobertura do pátio da EMEF Olavo Bilac, implantação de um laboratório Maker junto à EMEF e a efetivação da EJA etapa alfabetização.

A secretária da Educação, Eliana Zenere Giacobbo, lembrou, também, que quase tudo depende de recursos do governo federal, pois como o número de alunos vem diminuindo, boa parte dos recursos do FUNDEB não ficam no município e, por isso, o poder de investimento com recursos próprios fica muito limitado.  Nos últimos anos, o município vem investindo cerca de 30% da receita e transferência de impostos em educação. Em 2020, foi investido o valor total de R$ 3.515.755,49 perfazendo o percentual de 28,46% da receita e transferência de impostos. Desse total, o valor de R$ 1.416.052,50 corresponde à perda com o FUNDEB. Dessa forma, o valor real de aplicação em nossa educação foi de R$ 2.099.702,99.

“No mês de março, foi realizada uma pesquisa para ouvir os professores sobre diversas áreas e uma das questões era sobre os investimentos nas escolas e agora estamos realizando as reuniões com os conselhos, assim damos oportunidades para todos participarem da construção das propostas. Temos um planejamento, buscamos recursos junto ao governo federal e faremos tudo o que for possível para concretizarmos as ações, dentro do que nossa realidade permite. Agradecemos aos conselheiros e aos profissionais da educação que nos ajudam a fazer uma educação cada vez melhor”, completou a secretária da Educação.

Data de publicação: 07/07/2021