Equipe de vacinação da UBS está realizando a vacina

CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA PROTEGER DA FEBRE AMARELA

A Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo está realizando intensificação da campanha de vacinação para proteger da febre amarela no município de Doutor Ricardo. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela.

A vacinação deve acontecer a partir dos nove (9) meses de idade e quem ainda não recebeu a dose da vacina deve ir até a Unidade Básica de Saúde com a carteirinha de vacinação para receber a vacina.

A próxima data para vacinação será no dia 23 de setembro e a partir do dia 27 de setembro até o dia 8 de outubro a vacina será realizada diariamente, no horário das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. A equipe da Secretaria da Saúde está a disposição para esclarecer dúvidas na UBS ou pelo fone (51) 99815-4320           

 

A febre amarela

Os primeiros sintomas da febre amarela não são específicos e o paciente pode ter febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Após esse período inicial, geralmente ocorre declínio da temperatura e diminuição dos sintomas, provocando uma sensação de melhora no paciente. Em poucas horas – no máximo, um ou dois dias - reaparece a febre, a diarreia e os vômitos têm aspecto de borra de café.

A febre amarela é uma doença viral aguda, e é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. O transmissor do vírus da febre amarela é o mosquito Aedes aegypti.

Para mais informações sobre a vacinação da febre amarela, acesse o link do Ministério da Saúde https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares/920-saude-de-a-a-z/febre-amarela/10771-vacinacao-febre-amarela

 

Data de publicação: 10/09/2021

Compartilhe!