Serão 16h de curso para o setor de alimentação

CURSO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

Na tarde do dia 21 de setembro, no auditório do Centro Administrativo, iniciou o curso de “Boas Práticas de Manipulação e de Fabricação de Alimentos, Elaboração de Manuais de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados”.  Estão participando do curso prestadores de serviços já estabelecidos ou futuros empreendedores do ramo da alimentação do município. O curso acontece em quatro etapas de 4h cada, sendo as próximas etapas nos dias 28 de setembro e 5 e 12 de outubro.

O curso, que é coordenado pela professora mestra Magnólia Martins Erhadt, que é professora assistente, médica veterinária da Uergs, segue as normas da ANVISA E Portaria Nº78/2009, abrangendo um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.

Como primeira atividade, os participantes responderam um questionário individual sobre o entendimento de Boas Práticas de Fabricação, com a finalidade de avaliar a percepção quanto a aplicação das Boas Práticas de Fabricação. O curso seguiu com a legislação vigente, visando a prevenção e precaução na fabricação de alimentos.

"É importante salientar que é uma iniciativa da Administração Municipal em proporcionar aos interessados que recebam esta capacitação de forma gratuita e no seu município, pois de outra forma cada interessado teria que arcar com custos de deslocamento, estadia, alimentação e taxas de inscrição para conseguirem cumprir as exigências sanitárias vigentes. Entendemos que é um grande incentivo que tanto a Administração Municipal, como especialmente a UERGS presta às comunidades das regiões onde estão inseridas", destaca a professora médica veterinária Magnólia Martins Erhardt, coordenadora do Projeto PROEX nº 3118/2021, UERGS Encantado.

É importante salientar que todas os prestadores de serviços de alimentação devem ter a assessoria de um profissional responsável que tenha este curso. São práticas de higiene que devem ser seguidas pelos manipuladores de alimentos, desde a escolha e aquisição dos produtos que serão utilizados para preparar os alimentos até chegarem ao consumidor final. O principal objetivo do curso é preparar para evitar que ocorram doenças causadas por alimentos contaminados. Por isso a importância de se ter boas práticas em todo o processo dos alimentos, desde o início da manipulação até o consumidor final.

Os prestadores de serviços de alimentação do município foram todos convidados a participar. A realização do curso de boas práticas na alimentação é da Administração Municipal, de forma gratuita, em parceria com a Uergs e Emater.

Data de publicação: 22/09/2021