1ª Rústica “Terra do Filó”, 1ª Rústica “Terra do Filó”, com 132 atletas inscritos. As 9h30 aconteceu a entrega da pista de caminhada e do paisagismo e inauguração do Moinho Calvi

PROGRAMAÇÃO INTENSA NO FERIADO DE 15 DE NOVEMBRO

O feriado de 15 de novembro foi de intensa programação em Doutor Ricardo. As 8h iniciou a 1ª Rústica “Terra do Filó”, com 132 atletas inscritos. As 9h30 aconteceu a entrega da pista de caminhada e do paisagismo à comunidade ricardense. As 11h, a inauguração do Moinho Calvi, em estilo colonial, na Santa Lúcia, com almoço na comunidade.

Fica externado e reconhecido o agradecimento da Administração Municipal a todos os que prestigiaram, aos que colaboraram na realização dos eventos, aos funcionários, a Brigada Militar, a Polícia Rodoviária, a imprensa, convidados, autoridades, enfim, muito obrigado a todos!

1ª Rústica “Terra do Filó”

Antes dos primeiros raios de sol, a equipe de coordenação da 1ª Rústica “Terra do Filó” iniciava os preparativos para receber os 132 atletas para distribuir o kit para a corrida. Os primeiros 100 inscritos receberam camisetas e todos os atletas que concluíram a prova (93)  receberam medalha. O monitoramento de todos os atletas foi por chip individual, cronometrando o tempo exato desde a saída até a passagem pelo pórtico de chegada.

Antes da largada, o grupo da melhor idade Felicitá convidou a todos os atletas para participarem do aquecimento e, após, acompanhou na pista com gritos de incentivo aos que realizavam a prova.

Pista de caminhadas e paisagismo

A pista de caminhadas e o paisagismo foram entregues solenemente à comunidade ricardense, a partir das 9h30, em frente a Prefeitura Municipal. A pista de caminhadas foi construída ainda no mandato da ex-prefeita Catea Rolante e, posteriormente, recebeu o paisagismo.

O ato contou com a presença de várias autoridades, estando presente o prefeito Alvaro Giacobb, vice-prefeito Leandro Vian, deputados estaduais Diceu Franciscon e Vilmar Zanchin, Cristiane Lohmann representou o deputado federal Marcio Biolchi, a ex-prefeita Catea Rolante, o presidente da Câmara de vereadores Rodrigo Baldissera. As soberanas também estavam presentes, ocom a rainha Laura Potrich, a embaixatriz do Filó Larissa Vieira e as princesas Daniela de Freitas e Mariana Mariotti. Prefeitos da região, ex-prefeitos, vereadores, grupo da melhor idade Felicitá, convidados e a comunidade ricardense prestigiaram a entrega.

Crianças que fazem parte do grupo Fortalecendo Vínculos  e Alegria de Colorir apresentaram um jogral utilizando a poesia escrita por "Ana Clarise" que diz respeito à prática de atividades físicas e seus benefícios. Após o jogral, fizeram uma passeata simbólica de bicicletas, motocas, patinetes e skate.

Ao final, o prefeito Alvaro convidou a ex-prefeita Catea para juntos entregarem a pista de caminhadas e o paisagismo à comunidade ricardense, desejando que todos façam o melhor proveito e desfrutem do que está sendo disponibilizado.

Moinho Calvi

O moinho Calvi, construído em estilo colonial, foi inaugurado as 11h, na comunidade da Santa Lúcia. O evento também foi prestigiado por várias autoridades. Entre elas, o prefeito Alvaro Giacobb, vice-prefeito Leandro Vian, deputados estaduais Diceu Franciscon e Vilmar Zanchin, o presidente da Câmara de vereadores Rodrigo Baldissera, a ex-senadora Ana Amelia Lemos e as as soberanas. O anfitrião e proprietário do moinho, Jorge Calvi, contou a história do moinho, construído com equipamentos de vários moinhos da região, valorizando ainda mais a história da obra inaugurada.

Também estiveram presentes prefeitos da região, vereadores, ex-prefeitos, amigos, familiares e convidados para prestigiar a inauguração. O moinho recebeu a bênção do Pe. Alberto Tremea.

Palavra do prefeito Alvaro Giacobbo:

"O dia 15 de novembro foi especial, comemorado de forma diferente, onde tivemos uma programação intensa, principalmente pela manhã. Estou muito feliz com a rústica que realizamos, por ser a primeira, superamos as expectativas e tudo ocorreu conforme tínhamos planejado.

A pista está sendo entregue depois de muita dedicação e empenho para proporcionar a comunidade ricardense mais uma opção de segurança para quem transita pela RS 332, mas principalmente, para oferecer qualidade de vida através da prática de caminhada, corrida ou de qualquer outra forma de utilizar a pista. O paisagismo está deixando a pista, a nossa “Terra do Filó” como cidade mais acolhedora, agradável, com vários nichos ao longo da pista, onde as cores vão mudando a paisagem conforme a estação do ano.

Em relação a inauguração do Moinho Calvi, é um empreendimento familiar que vai fabricar, inicialmente, a farinha. Moinhos fazem recordar, vivenciar e reverenciar a história dos nossos antepassados, dos imigrantes que chegaram no Brasil, no Rio Grande do Sul e aqui em Doutor Ricardo, Terra do Filó. A polenta está nas melhores histórias, na mesa... é prato típico que é complemento para muitos pratos na culinária. Quem não tem uma história relacionada a polenta. O moinho nos remete a este passado e agora, presente aqui na Terra do Filó, vai ser muito mais que um moinho. Este moinho carrega a história de famílias ricardenses e da região por ter equipamentos já utilizados em outros moinhos que já não estão mais em funcionamento. Creio que será mais um importante atrativo turístico que está iniciando as atividades em Doutor Ricardo.”

Data de publicação: 16/11/2021