Escolas municipais retornaram as aulas dia 14/02 e escola estadual no dia 21/02

MAIS VIDA NAS ESCOLAS

A segunda-feira foi de volta às aulas na rede municipal de ensino de Doutor Ricardo, na Emei Amiguinhos do Coração e na Emef Olavo Bilac. As turmas das escolas receberam a visita do vice-prefeito Leandro Vian, da secretária de Assistência Social e primeira-dama Eliana Z. Giacobbo e da secretária da Educação Laudiana De Bortoli.

A secretária da Educação, Laudiana De Bortoli, que comemorou a volta às aulas com a presença de alunos, professores e com os envolvidos pela Educação nas escolas, comentou: “Estou muito satisfeita com o retorno das aulas nas escolas e com a formação de professores que aconteceu. Nos organizamos e tudo aconteceu de maneira satisfatória. As escolas estavam lindas e acolhedoras com os profissionais animados e empolgados. Faz muito bem perceber o brilho nos olhos das crianças por estarem voltando para sua escola. Eu não tenho palavras certas para definir a emoção desse dia. Acredito que o ano será sensacional, com apoio e dedicação de todos, com engajamento, acreditando neste bem comum que é a nossa Educação.”

Na Emei Amiguinhos do Coração são 69 alunos matriculados. Pela manhã, estão na escola as turmas berçário 1 e 2, maternal e Nível1. Pela tarde continuam o berçário 1 e 2, o maternal, o Nivel I, além do Nível II e III.

A diretora da Emei Amiguinhos do Coração, Daiane Buzoli Dagostini, comentou sobre as melhorias na infraestrutura e a recepção dos alunos. “Ainda no mês de janeiro e início de fevereiro a escola teve toda sua pintura realizada tanto dos espaços internos como externos, assim como também, a realização de algumas reformas. Como escola e juntamente com a Secretaria de Educação, nos preparamos para receber nossas crianças e toda equipe de profissionais, os professores, as monitoras e as funcionárias para mais um ano letivo. Atualmente são 69 alunos matriculados. Pela manhã, estão na escola as turmas do Berçário I e II, Maternal e Nível I. Pela parte da tarde continuam o Berçário I e II, o Maternal, o Nível I, além do Nível II e Nível III. Para a diretora da escola, Daiane Buzoli Dagostini, “o dia 14 de fevereiro foi um dia muito especial e cheio de expectativas, dia de receber nossas crianças da E.M.E.I Amiguinhos do Coração. Dia de receber e acolher todos os alunos, os que estão retornando e os novos alunos e suas famílias. Queremos que 2022 seja um ano repleto de aprendizagens e novos conhecimentos aqui na escola. Sejam todos Bem-Vindos!”

Na Emef Olavo Bilac são 76 alunos no Ensino Fundamental, sendo anos inicias do 1º ao 5º ano e anos finais 6º ao 9º ano, com as aulas no turno da tarde. Para a coordenadora pedagógica, Renata Slaifer, "a escola começa muito antes do primeiro dia de aula. Reformamos, organizamos, limpamos, estudamos, e nos preparamos para receber os alunos da melhor forma possível, oferecendo um ambiente confortável e acolhedor, e uma educação de qualidade. O dia 14 de fevereiro na EMEF Olavo Bilac foi muito esperado por toda equipe de funcionários da escola, e foi marcado por reencontros, sorrisos e muitas conversas. Após reunir os alunos, conseguimos perceber que esse dia também foi muito esperado por eles, que estavam ansiosos para rever os amigos, os professores e retornar para esta que é a sua segunda casa. Para mim, o desafio de ser a Coordenadora Pedagógia da EMEF Olavo Bilac neste ano me deixou um pouco insegura, com algumas dúvidas e medos. Mas aceitei, sabendo que aqui, juntamente com a Secretaria de Educação, temos uma equipe engajada e dedicada a fazer um ótimo trabalho. Tenho grandes expectativas para o ano letivo de 2022, com fé que todo o ano prossiga presencial, sem pausas por conta do Covid-19. Temos profissionais preparados e alunos dedicados que nos dão a esperança de que o Ano Letivo de 2022 será repleto de muito conhecimento, desafios e muitas metas cumpridas! Será um ano memorável!"

Ainda, na EEEM Doutor Ricardo, são 111 alunos, sendo 72 alunos do Ensino Fundamental (28 anos iniciais e 45 anos finais) pela tarde e o Ensino Médio, com 38 alunos, na parte da noite, com o início das aulas no dia 21/02.

Segundo a diretora Gerusa Sartori, “A escola está preparada para receber os alunos e acolher a comunidade. O quadro de professores está praticamente completo e estamos na semana de formação com Coordenaria e A SEDUC/RS. Foram realizadas algumas reformas na escola com recurso da Autonomia Financeira e a colaboração da comunidade escolar.”

Data de publicação: 16/02/2022