Assunto voltou à pauta em reunião virtual

MDR CONSOLIDA DIÁLOGO COM CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL SOBRE POLOS DE ROTAS DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

Uma reunião virtual entre a Coordenação Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores do Ministério Desenvolvimento Regional e o município de Doutor Ricardo/RS aconteceu nessa segunda-feira (21), o MDR representado pela Coordenadora Valquíria Duarte Vieira Rodrigues e o município pelo gestor Ivan Monteverde. As secretárias da Assistência Social Eliana Zenere Giacobbo, da Cultura Turismo e Esporte Cristiana Dadalt e Ismael Rosset, diretor executivo da AAMOINHOS e coordenador administrativo do Ibramate, participaram da reunião. Em pauta, o processo de inclusão de polos produtivos daquela região nas Rotas de Integração Nacional.

O objetivo da reunião foi o alinhamento de detalhes referentes à solicitação da inclusão dos produtos erva-mate, pão e vinho, mel e a cultura do município e da região na Rota da Biodiversidade do MDR. Na ocasião, foram apresentados os potenciais produtores/perfil, benefícios, mapeamento de produtores e alcance que pode ser atingido com este trabalho.

O  reconhecimento pelo MDR dos polos, no âmbito das Rotas de Integração Nacional, tem por objetivos promover a articulação para implementação de ações do poder público nas três esferas de governo; articulação entre os órgãos governamentais e entre os órgãos governamentais e os produtores; articulação com o Sistema S e com instituições de ensino e pesquisa; assistência técnica e capacitação; estruturação de redes de ambientes de inovação e empreendedorismo em cada rota temática, a fim de promover a interação e o aprendizado compartilhado intra e interpolos, facilitar a introdução de inovações no mercado, entre outros benefícios para os produtores locais.

Segundo Eliana, representando o município de Doutor Ricardo, “solicitamos que o MDR inclua a erva-mate, o pão (moinhos), a uva (vinho) e o mel na Rota da Biodiversidade, pois são produtos com grande potencial de geração de emprego e renda para as pessoas que atuam com agricultura familiar e extrativismo da nossa região. Famílias que trabalham na sua pequena propriedade podem ser beneficiadas a partir da estruturação da cadeia produtiva local, que podem ver sua produção transformada em produtos com valor agregados como fitoterápicos, fitocosméticos e alimentos nutracêuticos, enfatizando a sustentabilidade das pequenas propriedades e mostrando o grande potencial de encadeamento produtivo da nossa região. Para isso precisamos cuidar do nosso bioma, da nossa natureza, da nossa água e conscientizar as pessoas que não podemos mais somente tirar do planeta, mas sim precisamos mudar nossa forma de agir, precisamos trabalhar em parceria com a natureza e precisamos de mais pessoas dispostas a pensar desta forma. Quando as pessoas que produzem alimentos se derem conta que são elas as responsáveis pelo sustento da vida das pessoas da roça e da cidade, vão perceber quem realmente tem valor, pois sem comida não tem vida e para ter vida é necessário cuidar da natureza. É importante trabalhar em parceria entre campo e a cidade, as universidades, gestores públicos e empresários, todos juntos para fazer da nossa região um grande polo produtivo de alimentos, gerando emprego e renda e também atraindo investidores e turistas para curtir o nosso acolhimento e nossa cultura.”

Data de publicação: 22/03/2022

Compartilhe!