Doutor Ricardo é um dos municípios que melhor atingiu as metas no RS.

ACOMPANHAMENTO COM GESTANTES RICARDENSES É TEMA EM EVENTO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

No dia 24 de março, em Porto Alegre, em evento promovido pelo Ministério da Saúde, a secretária da Saúde Deoneia Maria Brandão Daltoe e a enfermeira Rosane Disegna apresentaram a experiência exitosa no alcance das metas do Programa Previne Brasil, com indicadores das gestantes. A apresentação foi no Seminário Qualificação de Desempenho na APS. O outro município gaúcho escolhido por melhor atingir as metas do programa foi Bento Gonçalves.

O acompanhamento com as gestantes vem sendo realizado há vários anos, e o nome do programa sofre alteração de nome, conforme determinação dos governos. São vários indicadores que são considerados, como a captação da gestante até a 12ª semana de gestação, e a partir desse momento são realizadas várias avaliações como consulta com a ginecologista, com dentista, enfermagem, testes rápidos entre outros. Também é realizada a busca ativa quando necessário para a gestante não perder nada do que for necessário para um bom acompanhamento dela e do bebê. Geralmente são 6 consultas de acompanhamento, ou mais, durante o período de gravides. A família também é acompanhada com atenção e, caso haja demanda, é encaminhada para o atendimento.

São desenvolvidos projetos envolvendo as gestantes, a entrega do “Kit Bebê”, que contém a bolsa, fraldas, lenço umedecido e termômetro

Para a secretária Deoneia, “estamos colhendo resultados do que vem sendo feito há anos e são vários fatores que contribuíram para este êxito. Este serviço que nossa equipe oferece se tornou exemplo de êxito no Rio Grande do Sul como um dos municípios que melhor atingiram as metas. Quero agradecer a toda a equipe de Saúde atual e a todas as equipes anteriores que se dedicaram para hoje sermos reconhecidos. Nossa responsabilidade continua em manter e buscar aprimorar o serviço que prestamos para as gestantes e a todos os usuários da Saúde.”

“Município de Doutor Ricardo enchendo nossa região de orgulho ao  apresentar a sua experiência exitosa nos indicadores do Previne Brasil no Seminário  Qualificação de Desempenho na APS promovido pelo Ministério da Saúde. O município foi convidado a apresentar sua experiência no seminário em razão de ter um dos melhores indicadores do Estado. Em nome da 16 CRS agradecemos imensamente o aceite do convite pelo município.” Jessica Silveira, uma das coordenadoras na 16ª CRS.

Data de publicação: 25/03/2022