Filó na comunidade São Paulo foi dia 06/05

Filó com “gostinho de casa!”
Em continuidade a programação do Filó de Doutor Ricardo, no dia 06/05, a comunidade São Paulo recebeu a todos com espírito caseiro, proporcionando um ambiente aconchegante, que lembrou o “gostinho de casa!”. Desde a decoração típica que valoriza as tradições, a religiosidade e a originalidade retratados na carroça, no santo de devoção, nas cestas de vime, lampião, máquina de debulhar milho, abóboras, carreto de madeira, sportola, enfim, o ambiente proporcionou bons momentos durante o Filó.

A reflexão sobre os imigrantes e a importância da oração na vida das famílias e da comunidade marcaram o momento religioso, seguido da degustação de comidas e bebidas típicas e muita diversão.

O Filó foi de reencontro depois de dois anos de pandemia, com muitos causos, histórias e a alegria de comer bem. Isso propiciou o “gostinho de casa”, com a polenta brustolada e salame frito na chama, sopa de capeletti, queijo, pinhão, porco no tacho, bolos, batata doce, cuca, amendoim, rapadura, grostoli, “scodeguin”, vinho, chá entre outros.

Para o prefeito Alvaro Giacobbo “estamos celebrando a vida, a partilha, dividindo histórias, comendo bem, rezando, dançando e, principalmente nos sentindo em casa, ingredientes que tornam um verdadeiro Filó proporcionado pela comunidade São Paulo. Renovo o convite para participarem da programação que temos no mês que dedicamos ao nosso Filó”.

E o Filó de Doutor Ricardo continua...

No sábado, 14/05, acontece a Abertura da 10ª Stimana Taliana e 4º Jantar Italiano “Terra do Filó. A programação inicia às 18h30 com Messa in Talian na Igreja Matriz São Caetano, que será transmitida em live pelo facebook Município de Doutor Ricardo https://www.facebook.com/TerradoFilo  e pelo Youtube https://youtu.be/gQuOBCNyaoA

No salão paroquial, após a apresentação do grupo de danças Balando Contenti, da melhor idade, acontece o jantar. O show italiano e o baile serão com o Grupo Cavatappi. O jantar está sendo organizado pela comunidade da paróquia São Caetano, e tem no cardápio polenta ao molho, galeto, porco, massa, saladas, pão, cuca.

Fichas  para o jantar até sexta-feira, 13/05, R$30,00, no Mercado lisot, Mercado Piuttosto, Posto Acco, Casa Paroquial e diretoria da comunidade. Na hora o valor será R$40,00.

Dia 22 de maio – 8h

2ª Rústica “Terra do Filó”, em frente a Prefeitura Municipal

As inscrições são GRATUÍTAS, porém, o participante doará um produto de higiene ou limpeza, e são realizadas até o dia 17 de maio pelo site https://www. centraldacorrida.com.br/2a-rustica-terra-do-filo O link contém todas as informações referentes ao evento, como categorias, idades, premiação.

Dia 27 de maio

17° Filó de Doutor Ricardo

18h30 – Igreja Matriz São Caetano: Terço com ladainhas em latim

19h - Salão Paroquial

Degustação de comidas e bebidas típicas

Show italiano com Ines Rizardo e Trio Realce

Ficha antecipada até dia 22/05 no valor de R$30, nos pontos de venda. Ficha no dia: R$60.

Doutor Ricardo: Mercado lisot, Mercado Piuttosto, Posto Acco e Sicredi

Encantado: Loja Patussi e AGF Supermercado

Muçum: Loja Patussi

Anta Gorda: Acesso Informática

Relvado: AgroRural

Ornamentação de vitrines/espaços comerciais

Maio é o mês dedicado ao Filó e todos os espaços comerciais estão convidados a ornamentar em alusão ao Filó de Doutor Ricardo, retratar a “Terra do Filó” e proporcionar um visual original e identificado com o evento.

Cada local ornamentado ganha dois ingressos para participar do 17º Filó de Doutor Ricardo, dia 27/05. A foto para ser divulgada deve ser enviada via WattsApp 51 9512-4229, o que autoriza a divulgação nas páginas sociais do município.

Data de publicação: 09/05/2022