Na "Terra do Filó" com gostinho de casa

Digno da “Terra do Filó”

A partir do anoitecer do dia 27/05 iniciou o tradicional Filó de Doutor Ricardo, em sua 17ª edição, contando com a presença de autoridades do município, da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, que representou o governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, o deputado federal Alceu Moreira, o deputado estadual Dirceu Franciscon, prefeitos do G18, prefeita de Balneário Pinhal, Marcia Rosane Tedesco de Oliveira e equipe, o jornalista Sergio Seppi representou o Tribunal de Contas/RS, , ex-prefeitos, vereadores, entre outras. Cerca de 1500 pessoas participaram do Filó, incluindo toda a equipe de trabalho.

Na Igreja Matriz São Caetano aconteceu o terço com as ladainhas em latim na, com a entrada das capelinhas das comunidades, estando repleta de fieis, contando, também, com a secretária de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo. O coral Amicci del Filó cantou durante o terço e, ao final, o Coral Melodia, de Balneário Pinhal, cantou no encerramento do terço.

Como o tempo estava instável, o salão paroquial foi aberto com antecedência para a degustação das comidas e bebidas típicas. O coral Amicci del Filó entrou cantando a música “Filó”, acompanhado do Coral Melodia, e juntos foram até o palco para apresentação. O show italiano foi com Ines Rizardo e o Trio Realce animou a noite de Filó.

Quem esteve na “Terra do Filó” teve a oportunidade de sentir o “gostinho de casa”, em um ambiente que retratatou a religiosidade, história, tradição e originalidade, com boa música e a gastronomia típica, como polenta e salame na chapa, queijo, brodo, torresmo, sopa de capeletti, pão, chimias, doce de abobora, grostoli, rapadura, biscoito, cuca, pinhão, amendoim, chá, batata doce, morcela, copa, batata doce, pinhão, carne lessa entre outras comidas típicas.

Em nome da Administração Municipal, o agradecimentos a todos os que estiveram no 17º Filó de Doutor Ricardo, as autoridades municipais, ex-prefeitos, prefeitos do G18 e demais prefeitos, deputados, a Brigada  Militar, Emater, funcionários, prestadores de serviços,  aos grupos, as 30 lojas/comércio/instituições que decoraram seus ambientes retratando o Filó de Doutor Ricardo, a imprensa, aos pontos de venda de ingressos (Doutor Ricardo: Supermercado Ricardense, Mercado Piuttosto, Posto Acco, lancheria do Batatinha, Restaurante Biolchi e Sicredi; Encantado: Loja Patussi e AGF Supermercado; Muçum: Loja Patussi; Anta Gorda: Acesso Informática; Relvado: AgroRural).

Agradecimento, também, as soberanas, a rainha Vitória Galeazzi Vian e as princesas Kelen Paliosa e Valeria Luiza Radaelli Biolchi pela dedicação e comprometimento com a “Terra do Filó”

O prefeito Alvaro Giacobbo comentou sobre a programação do mês de maio, dedicada ao Filó de Doutor Ricardo e o sucesso de mais uma edição do Filó. “O mês de maio na ‘Terra do Filó’ é especial, onde recordamos e valorizamos o que nossos antepassados construíram e vivenciaram. A nossa programação é voltada ao que é mais original, que recorde o tradicional, que valorize o simples que sempre foi feito com muito sacrifício e vontade. Esse legado é que evidenciamos ainda mais no mês de maio em relação a cultura italiana. Destaco que, hoje, o Filó é de todos os ricardenses e quanto mais ‘raiz’ mais vai se tornar atrativo e valorizado na comunidade. Minha gratidão a todos os que tornaram possível a programação que culminou com o sucesso do 17º Filó de Doutor Ricardo. Muito obrigado a todos”.

A realização do 17º Filó de Doutor Ricardo foi da Administração Municipal com a poio de Frare escavadeiras e britagem e o patrocínio do Sicredi.

Data de publicação: 30/05/2022