Engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim do abuso e exploração sexual

CRAS realizou a Campanha Maio Laranja

Durante o mês de maio o Centro de Referência de Assistência Social-CRAS de Doutor Ricardo/RS realizou a Campanha Maio Laranja em alusão ao dia 18 de maio - Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A campanha teve como objetivo mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim do abuso e exploração sexual e também refletir sobre a importância de prestar atenção a detalhes que possam prevenir e evidenciar sinais de abuso de vulneráveis, e denunciar situações suspeitas ou confirmadas para as autoridades competentes.

Assim, o CRAS desenvolveu ações e oficinas com esta temática em todos os seus serviços dos diversos segmentos, por meio de conversas sobre o tema, divulgação de materiais informativos e entrega de folders para os usuários. Também, foi utilizado o Semáforo do Toque com as crianças, explicando de uma maneira lúdica as partes do corpo e as formas de prevenção do abuso.

As crianças do SCFV também pintaram borboletas que estão expostas no pergolado da praça ao lado do CRAS, simbolizando a proteção que elas devem ter por parte de toda a sociedade.

Realizou-se também a entrega de materiais informativos sobre o assunto em alguns comércios e estabelecimentos públicos do município. Além disso, foi realizada uma mobilização e momento de reflexão na II Rústica de Doutor Ricardo, com as camisetas dos participantes da rústica estampadas com o símbolo da campanha, e na ocasião foi realizada uma corrida com entrega de medalhas às crianças participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos-SCFV do CRAS, as quais também confeccionaram cartazes que foram expostos no dia para chamar atenção à causa. O evento também contou com a presença da equipe do CRAS conscientizando os presentes sobre a importância da prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Data de publicação: 01/06/2022

Compartilhe!