Todos devem estar engajados no combate a Dengue

 Capacitação de Agente de Combate a Endemias

Na semana que passou, dia 01 de junho, a secretária da Saúde, Deoneia Maria Brandão Daltoé, recebeu o representante da CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), Elson Pedro Rezende da Silva, que atua em todos os municípios do Rio Grande do Sul com capacitação em prevenção à saúde.

Elson capacitou a nova agente de combate a endemias, Deise Mara Cappelari, com informações e ações práticas para o combate do Aedes aegypti. O Município de Doutor Ricardo é considerado como infestado pelo mosquito, por isso os cuidados devem ser intensificados para evitar possíveis casos das doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

A secretária da Saúde destaca que “precisamos estar todos cientes do problema e ressalto que cada um deve fazer a sua parte, não ficar esperando. O mosquito não espera e põe os ovos onde tem água parada, e assim estamos com a presença desse mosquito aqui em Doutor Ricardo. Reforço que devemos permanecer atentos e eliminar todos os possíveis focos de reprodução do mosquito. Uma atitude simples, ao alcance de todos, se torna grande aliada na prevenção da vida”.

O principal meio de prevenção é diminuir os focos de água parada. “Quando trabalhamos para reduzir esses focos, reduzimos também possíveis casos da doença, ou até mesmo óbitos, que possam a vir acometer os ricardenses”, relata a nova agente de endemias.

Seguem algumas ações que cada cidadão deve tomar no meio em que vive para evitar possíveis criadouros do mosquito:

# Verificar se a caixa d’água está bem tampada;

# Deixar as lixeiras bem tampadas;

# Não por pratos em vasos de plantas;

# Recolher e acondicionar o lixo e brinquedos do quintal;

# Limpar calhas;

# Tapar os ralos, escovar seguidamente as vasilhas de água dos animais;

# Cobrir bem todos os reservatórios de água.

É importante ficar atento a possíveis focos de água parada, seja em prédios públicos, residenciais, no trabalho e em todos os lugares frequentados diariamente.

Data de publicação: 03/06/2022

Compartilhe!