Apicultores terão espaço qualificado para produção de mel

Inicia a construção da Casa do Mel

A construção da Casa do Mel iniciou na semana que passou, na Linha Gruta, 113. A construção terá uma área de 137m² e um custo de R$339.177,49 (trezentos e trinta e nove mil, cento e setenta e sete reais, com quarenta e nove centavos).

A construção da Casa do Mel já vem sendo tratada entre a Administração Municipal, Emater e os apicultores do município e terá estrutura adequada, tendo em vista o crescente investimento na área de apicultura, bem como para a acomodação de equipamentos específicos para o manejo e extração da matéria-prima (mel), bem como serviço de inspeção municipal para possibilitar a comercialização do mesmo.

Os equipamentos já foram adquiridos com recursos da Consulta Popular para apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, com R$26.447,69. Foram adquiridos equipamentos como: desoperculadora elétrica para quadros, peneiras/filtros para mel, tanques decantadores de mel – linha flex, mesas planas – linha flex, descristalizador de mel tipo estufa e balde para mel.

Segundo o IBGE – Censo Agropecuário, o município conta com 151 propriedades com apicultura, 880 colmeias (hoje somam-se mais de 300) e um total de 5 toneladas de mel comercializados.

Para o prefeito Alvaro Giacobbo, “o município vem incentivando a diversificação de culturas na propriedade e a apicultura é uma excelente escolha, proporcionando para quem consome muitos benefícios à saúde, sendo um alimento que vem do néctar das flores. Estamos adquirindo os equipamentos através do recurso da Consulta Popular e vamos continuar trabalhando para tornar realidade a construção da Casa do Mel em Doutor Ricardo.”

Data de publicação: 29/11/2022