O turismo rural é mais uma alternativa para fortalecer às famílias

DOUTOR RICARDO RURAL - TURISMO PARA INCENTIVAR E MANTER AS FAMÍLIAS NO CAMPO

A Administração de Doutor Ricardo está empenhada/determinada em buscar alternativas que venham agregar e fortalecer as famílias que estão na propriedade rural com as oportunidades que o turismo rural pode oferecer. A intenção, neste início, é partir do que se tem na propriedade e, aos poucos fomentar essa atividade, considerando o potencial de cada família interessada. Com esta finalidade está agendada uma reunião aos interessados para o dia 26 de fevereiro, 14h, no auditório da Prefeitura Municipal.

O prefeito Alvaro Giacobbo acredita que “os nossos produtores tem muito a oferecer aos visitantes, mostrando o dia-a-dia da nossa colônia. Vamos conversar com todos e ir percebendo a melhor maneira de incentivar a cada um. Nós temos uma diversidade muito grande do que oferecer, nosso interior tem muito a oferecer e vamos planejar e organizar conforme o interesse e o potencial de cada propriedade. Estamos a disposição e queremos que todos entendam sobre o funcionamento dessas atividades que parecem simples por fazer parte da vida diária, mas que podem fazer a diferença na vida dos visitantes.”

O turismo rural, ou agroturismo, é uma modalidade de turismo que tem o objetivo de proporcionar o contato direto com a natureza, com a agricultura, com a história e valores culturais do local, já vivenciados no ambiente familiar. É mais uma maneira de envolver os visitantes/turistas com a realidade da propriedade rural.

Outra característica que pode contribuir é na diversificação das atividades, e isso vai gerar trabalho em outras atividades que podem ser demandadas pela procura ou pela necessidade, gerando, com o tempo, uma renda alternativa à família.

O desenvolvimento desta atividade vai gerar benefício econômico, social, ambiental, em primeiro lugar, para a propriedade e, em seguida para o município e para a região. Requer empreendedorismo, paciência, empenho, dedicação, criatividade, colaboração, parceria, enfim, são vários fatores que, organizados e planejados, tendem a dar retorno, seja financeiro ou em qualidade de vida.

A Administração Municipal quer ser parceira nessa modalidade de desenvolvimento, que é o turismo rural, apoiando e incentivando conforme prevê a lei de incentivos municipais, a Lei da Agricultura, Lei Municipal Nº 1896/2019, de 15 de abril de 2019. A motivação é desafiar as famílias e trabalhar com a população com a finalidade de desenvolver as propriedades, mantendo e valorizando as famílias, auxiliando na melhoria da gestão rural, apoiando o empreendedorismo, gerando maior rendimento com a movimentação de visitantes. Entende-se que é um desafio a médio e longo prazo, mas que está sendo iniciado.

É importante salientar que cada propriedade tem sua história, seus valores, sua produção e é isso que deve ser valorizado. Então, cada produtor terá foco no seu negócio, na sua atividade econômica que poderá ser mais rentável com a possibilidade do incremento que o turismo rural oferece, ou seja, o de receber as pessoas com foco na propriedade.

Muitas pessoas já conhecem e desfrutam dessa experiência, considerada como uma sensação maravilhosa e relaxante. Para quem ainda não vivenciou, o desafio é convidar a vivenciar esta experiência que tem poder revigorante que um passeio familiar pode oferecer. A propriedade rural pode ser uma ótima opção, oferecendo atividades que podem parecer simples por fazerem parte do dia-a-dia, mas para quem quer sair da rotina, das obrigações diárias, é novidade que pode se tornar interessante.

Data de publicação: 29/01/2021