Municípios visam fortalecer e desenvolver a região

G-17 – MUNICÍPIOS FORTALECENDO A REGIÃO

No dia 26 de novembro, o prefeito de Doutor Ricardo, Alvaro Giacobbo, que também é o presidente do G-17, coordenou mais uma reunião dos prefeitos do grupo, que aconteceu em Capitão, na sede do Dallas Country Club. Foi a primeira vez que o município de Capitão recebeu o grupo, pois não fazia parte do G-10 e começou a participar a partir deste ano, 2021, com a inclusão de mais sete municípios. Já as primeiras damas se reuniram, inicialmente, no sítio Recanto da Felicidade.

Originariamente dez municípios faziam parte do grupo G-10, que iniciou no ano de 2011: Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado. Atualmente, somam-se o grupo os municípios de Capitão, Dois Lajeados, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza, São Valentin do Sul e Vespasiano Corrêia.

A ampliação do grupo de municípios que participam se deu, entre outros motivos, pela necessidade de fortalecer a região, somando mais força política regional para buscar melhorias e desenvolvimento, como é o caso da rota turística “Pelos caminhos do Pão e do Vinho”, que liga o Vale do Taquari à Serra Gaúcha.

A reunião teve como pauta o reajuste salarial do funcionalismo municipal, a implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) através do Consisa-VRT, o Seminário Nacional de Legislativos e Gestões Municipais, entre diversos outros temas, inclusive relatos sobre o primeiro ano de gestão dos prefeitos.

Aproximando do final do mandato de presidente do G-17, o prefeito Alvaro fez um agradecimento e relatou dos desafios e conquistas frente ao grupo, da gestão responsável em cada município, recordou que a pandemia da Covid-19 ocasionou mudanças que modificaram a forma de fazer a gestão, seja de pessoas, recursos, enfim, modificou várias situações, oportunizando rever e oportunizar buscas em prol da comunidade, seja do município  e/ou regional.

“Quero agradecer, em nome de todos os prefeitos, ao prefeito Jari e a primeira dama Ivanete pela acolhida no município de Capitão. Vejo esse grupo criado, com apoio do prefeito Adroaldo Conzatti e da primeira dama Ilani Bagatini, no início deste ano, com uma grande importância. Para os municípios e para os prefeitos, nestes encontros, que duram em torno de uma hora e meia ou duas, são debatidos diversos assuntos como as dificuldades enfrentadas, a situação da região, a melhoria de estradas para escoamento da produção, a busca de soluções para o desenvolvimento da indústria, do turismo, de todas as áreas, a busca de recursos de forma coletiva, entre outros. É uma satisfação coordenar o grupo do G-17, que hoje é uma entidade jurídica, e ver os prefeitos engajados, trabalhando fortemente para a nossa região, sabendo separar os pontos positivos com relatos de boas práticas que cada município possui, para que toda a região possa se beneficiar deste trabalho coletivo e buscar melhoria para os pontos que podem ser melhorados, de forma e com apoio compartilhado. Inclusive temos um grupo de watts App que é utilizado para troca de informações e decisões. Percebo que o grupo cresceu muito, se fortaleceu e quem ganha com isso é cada morador e cada munícipio do grupo G-17, portanto toda a região”, ponderou o prefeito Alvaro.

A primeira dama de Doutor Ricardo, que também é secretária da Educação e  de Assistência Social, também fez sua análise em relação ao ano de atividades do G-17.  “Esses encontros são de um valor imensurável. Os momentos que passamos juntas, as conversas, as trocas e também os desabafos são de extrema importância para o fortalecimento coletivo. É uma rede formada para unir forças, experiências, estilos, opiniões e personalidades cujo objetivo é ampliar nossa rede de contato, evoluir como ser humano, ampliar e compartilhar conhecimento para, assim, melhorarmos as formas de trabalho junto às pessoas nos municípios.”

Para encerrar o encontro prefeitos e primeiras damas participaram da apresentação da Orquestra Municipal de Capitão. A última reunião do G-17 de 2021 será no dia 11 de dezembro, em Arvorezinha, onde vai acontecer a escolha da nova coordenação do grupo para o ano de 2022.

Data de publicação: 30/11/2021