Realizaram visita técnica e participaram de fórum de Cultura e Turismo

Estudantes visitam Monte Belo do Sul

No dia 03 de outubro, 28 estudantes da EMEF Olavo Bilac estiveram na cidade de Monte Belo do Sul, na região do Vale dos Vinhedos – Serra Gaúcha - onde visitaram a Famiglia Tasca e participaram do I Fórum Municipal de Cultura e Turismo. Acompanharam os estudantes, o prefeito Alvaro Giacobbo, a primeira dama e secretária da Assistência Social Eliana zenere Giacobbo, a secretária da Educação Laudiana de Bortolli, a secretária da Fazenda Táuana Uberti, o secretário da Administração Zaquiel Roveda, a coordenadora pedagógica da EMEF Olavo Bilac Renata Slaifer e o extensionista da Emater Paulo Severgnini.

Pela tarde foi realizada visita técnica na propriedade da Famiglia Tasca, na Linha Santo Isidoro, interior do município, Marco Tasca, da 5º geração da família, recepcionou o grupo e ofereceu degustação de sucos de uva no porão, onde pipas fazem parte do cenário. A família produz artesanalmente sucos sem conservantes e geleias caseiras. A casa abriga o museu com objetos utilizados pela família desde a chegada em 1822 até os dias atuais, sendo possível ver lampiões, ferramentas, frascos e inclusive o baú trazido da Itália na viagem, algumas relíquias, o quarto, tornando o acervo histórico atrativo que resgata e valoriza a história da família. Produtos fabricados pela família, artesanato entre outros estão disponíveis para comercialização no local. A propriedade dispõe de local ao ar livre para piquenique.

Ao entardecer, visitaram o centro da cidade e participaram do I Fórum Municipal de Cultura e Turismo, oportunidade para ouvir relatos, experiências, realizações, apresentações culturais, degustação, enfim, uma mostra do que o município de Monte Belo do Sul oportuniza a sua gente e aos visitantes. Palestraram no fórum a secretária de Cultura do Estado/RS Beatriz Araújo, e na área do Turismo, renomados consultores como Ivane Fávero, Gladis Pippi e o arquiteto Vlademir Romam.

O prefeito Alvaro Giacobbo comentou sobre a importância do resgate e valorização das tradições familiares, da história que cada família tem e da viagem dos estudantes como conhecimento de opções diferentes. “O turismo vem se desenvolvendo e se tornando uma fonte de renda, poderá ser um trabalho para estes estudantes, para as famílias e fazer com que permaneçam em Doutor Ricardo. É importante conhecer experiências que vem dando resultados positivos, especialmente empreendimentos familiares que se tornam o negócio da família. Sei que temos muito que caminhar ainda, mas estamos iniciando e temos potencial de crescimento no Turismo e na Cultura, temos investimentos acontecendo, alguns em fase de construção e outros que serão implantados. O desejo é que trabalhem e sejam felizes aqui na nossa querida “Terra do Filó”.

O prefeito também agradeceu a todos os estudantes que participaram e as autoridades de Monte Belo do Sul, o prefeito Adenir José Dallé, o vice-prefeito Jorge Benvenutti, o secretário de Cultura e Turismo Alvaro Manzoni e a Famíglia Tasca pelo convite e por receberem a todos na cidade.

Os estudantes que foram para são os que participam de projetos “De olho no Futuro da Terra do Filó”, “Sonhar, Aprender e Empreender” e “Emater na Escola”, realizados pelas secretarias da Administração, da Agricultura e Meio Ambiente, de Assistência Social, de Educação e do Turismo, Cultura e Esporte com o objetivo de despertar e envolver ainda mais os jovens no desenvolvimento da “Terra do Filó”.

Data de publicação: 04/10/2022