O 16º Filó de Doutor Ricardo e a 9ª Stimana Taliana contaram com o envolvimento da comunidade

MAIO FOI DEDICADO AO FILÓ

O mês de maio vem sendo dedicado ao filó e neste ano aconteceu a 16ª edição do Filó de Doutor Ricardo e a 9ª Stimana Taliana, para vivenciar de forma mais intensa o que vem destacando Doutor Ricardo – o FILÓ. A determinação é de continuar mantendo e valorizando tradição, a originalidade, a espiritualidade e a história dos imigrantes, independente da situação atual, que exige prevenção e cuidados com a saúde. É importante destacar que durante todo o ano o filó vai acontecendo de maneira natural nas famílias do município e não somente da etnia italiana, toda a comunidade é convidada a participar.

Administração de Doutor Ricardo organizou e incentivou a realização do Filó em Família, a decoração das empresas e casas particulares, baile virtual,  a espiritualidade foi o tema da 9ª Stimana Taliana, além da produção especial de vídeos diários com o projeto Resgate À Cultura “Dei Nostri Antenati”.

O baile virtual aconteceu no dia 28 de maio, possibilitando às famílias acompanharem, onde muitas organizaram um espaço em casa para fazer o filó em família. A live continua disponível no facebook Município de Doutor Ricardo e já conta com mais de 160 compartilhamentos e cerca de 12 mil visualizações. Foi animada pela dupla Paloma e Miqüi com a participação de Mari Mussoi, com interatividade, histórias e “frótotes”.

O prefeito Alvaro Giacobbo comemorou a forma com que aconteceu a programação do filó durante o mês de maio. “Temos recebido muitos comentários sobre o nosso filó. Claro que estou feliz por ver que nossa comunidade está cada vez mais incorporando o filó como um algo mais do município, se sentindo parte dessa construção, desse nome que nos orgulha muito: “Terra do Filó”. Desde 2006 estamos vivenciando, melhorando e buscando formas diferentes para manter essa chama viva. Espero que o próximo seja possível de acontecer de forma presencial. Fica o agradecimento a todos os que se envolveram, que dedicaram tempo, fizeram o filó, decoaram as casas e empresas, aos funcionários que se envolveram e decoraram os espaços públicos, enfim, agradecimento a todos.”

Em relação ao projeto Resgate À Cultura “Dei Nostri Antenati”, o prefeito fez um agradecimento especial. “Tenho que valorizar o trabalho feito com a coordenação da equipe do Cras, que trabalhou durante três meses na produção e edição de vídeos que foram postados em todos os dias do mês de maio. É uma pequena mostra do que ainda se mantém e do nosso desafio em valorizar esse legado presente, que pode ser simples, mas a importância vai muito além do que imaginamos, está o dia-a-dia da nossa gente, é viver bem!”

Data de publicação: 02/06/2021