Mês de maio também foi de conscientização e valorização da vida

Mês de maio também foi de conscientização e valorização da vida

Além da programação dedicada ao Filó de Doutor Ricardo, o mês de maio também foi dedicado a prevenção da vida e valorização da saúde, através de campanhas e ações de conscientização.

Na Saúde, maio também é vermelho

Maio foi o mês da luta contra o câncer bucal, e a cor vermelha foi escolhida para simbolizar essa luta, chamando a atenção para o vermelho da boca, os tecidos, como lábio, língua, bochecha e céu da boca. Quando se fala em boca, se lembra de dentes, da parte branca da boca se esquece dos tecidos mais delicados.

O dia 31 de maio, foi o dia mundial sem tabaco, criado em 1987 para alertar a população sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, pois o cigarro está intimamente relacionado ao câncer bucal. O câncer é uma doença onde as células se multiplicam de forma descontrolada e invadem os tecidos da boca. O fumo é o principal fator relacionado à doença. Não existem quantidades seguras para se fumar. A ingestão de bebidas alcoólicas regularmente, aumenta ainda mais o risco, principalmente quando associada ao cigarro. A exposição solar excessiva também é uma das causas do câncer de lábio. As alterações podem aparecer em qualquer parte da boca, no lábio, na gengiva, na bochecha, na língua, embaixo da língua e no céu da boca.

A alimentação saudável, rica em frutas e vegetais funciona como uma espécie de proteção. Infelizmente, há alguns casos de pessoas que não são do grupo de risco, mas que apresentam células cancerígenas, são as pessoas que apresentam cânceres hereditários, mas a porcentagem da doença é muito maior em pessoas que têm hábitos como fumar, associado ao álcool ou pessoas que se expõe ao sol sem protetor solar ou chapéu.

As características da doença variam bastante. Se perceber alguma alteração na boca, por mais de duas semanas, procure um dentista ou um médico para tirar essa dúvida. Por isso deve-se conhecer a boca para saber quando ela está saudável ou não.  Uma dica é olhá-la quando se escova os dentes ou quando se realiza a remoção de próteses e higienização da língua, além de olhar lábios e bochechas. O autoconhecimento é essencial.

Em casos de ferida, no início, a lesão é pequena e não dói, mas cresce com o tempo e pode começar a doer. Então, ao perceber qualquer alteração bucal que persista mais de 15 dias procure um dentista ou médico. E lembre-se: quanto mais cedo é feito o diagnóstico maior a chance de cura!

Data de publicação: 02/06/2022

Compartilhe!