Nova variante já circula no Estado/RS e tem grande capacidade de transmissão

Covid-19:  nova variante e vacinação

Vacinação Covid-19
A equipe de vacinação da Secretaria da Saúde vem realizando nas quartas-feiras a vacinação Covi-19, a dose de reforço para todas as pessoas acima de 18 anos; o segundo reforço para pessoas acima de 40 anos e mais, pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades e trabalhadores da Saúde; e o segundo reforço Janssen para pessoas de 18 a 39 anos que receberam a dose única da vacina, independente do imunizante utilizado no Primeiro Reforço

Muitas pessoas ainda não estão com o esquema vacinal completo e a equipe solicita que todos estejam em dia com a aplicação do imunizante que protege contra o vírus, tendo em vista que uma nova variante já foi detectada no Estado.

A nova variante – BQ-1
Segundo informações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e a Secretaria Estadual da Saúde (SES), foi detectado no dia 4 de novembro, através do sequenciamento genômico, a circulação da variante BQ.1 da covid-19 no Rio Grande do Sul. Esta variante tem mostrado alta capacidade de transmissão e tem sido relacionada a nova onda de Covid-19 em diversos países da Europa e América do Norte.

“A nossa equipe de Saúde se preocupa e quer que todos estejam imunizados conta o Covid-19. A vacina é a melhor prevenção. Quem não está com as doses em dia tem mais probabilidade de desenvolver maiores problemas em caso de infecção. Por isso, solicitamos a todos, desde as crianças até os adultos para verificarem e estarem em dia com a vacinação. A pessoa que não está com a imunização adequada fica mais suscetível a apresentar sintomas mais graves. Nossa equipe está à disposição para esclarecer todas as informações a respeito da Covid-19 e da vacinação.” Deoneia Maria Brandão Daltoé, secretária da Saúde.

Data de publicação: 08/11/2022

Compartilhe!