Prefeito recebe relatório e comenta da parceria com a Emater

ENTREGA DO RELATÓRIO E PARCERIA COM A EMATER

Na manhã de sexta-feira, 14/01, o prefeito Alvaro Giacobbo recebeu o relatório de atividades da Emater, referente ao ano de 2021. O relatório foi entregue por Paulo Severgnini, do escritório da Emater de Doutor Ricardo e pelo novo gerente regional da Emater, Cristiano Laste.

A parceria entre Administração Municipal e Emater/RS-Ascar em Doutor Ricardo vem se mantendo ao longo dos anos e sendo fortalecida com ações que contribuem para melhorar a vida de famílias e s rentabilidade de propriedades rurais. São desenvolvidas atividades em parcerias com as secretarias municipais da Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social/Cras, Educação, além de agentes financeiros ligados ao setor primário.

Para o prefeito Alvaro Giacobbo, “a parceria com a Emater possibilita o auxílio, assessoria e acompanhamentos aos nossos agricultores, as nossas famílias. Seja no setor agrícola ou no social, o importante é estar presente, proporcionando conhecimento e, depois, acompanhando o desenvolvimento do que foi passado. Deixo, em nome da Administração Municipal, meu reconhecimento e agradecimento pela parceria e comprometimento com Doutor Ricardo.”

Com o objetivo de executar ações de assistência técnica e extensão rural e social, a Emater contribui de forma planejada e continuada para o desenvolvimento econômico, cultural e social no meio rural com a perspectiva de tornar o meio rural mais sustentável e viável. Além de todas as atividades normais, desde 2021 está comprometida com a Administração Municipal no desenvolvimento do turismo rural no município.

O Relatório de Atividades entregue ao prefeito contempla prioridades municipais e demandas construídas a partir da percepção dos agricultores, com as comunidades, parcerias estratégicas, onde a Administração Municipal vem trabalhando para o êxito dos trabalhos, assim como os conselhos municipais e outras entidades representativas do público alvo. Além do atendimento as demandas rurais, os da área urbana também são relevantes e significativos para planejar e executar ações e atividades de extensão rural.

Entre as atividades, prioridades e focos de atuação que norteiam o plano da Emater, destacam-se como áreas prioritárias a segurança e soberania alimentar, que é voltada  a produção de alimentos para autoconsumo de forma suficiente e com qualidade; o artesanato, realizado como forma de terapia, lazer e geração de renda; erva-mate, atividade de importância econômica para o município; apicultura, atividade que vem crescendo  e possibilitando diversificação na propriedade; bovinocultura de leite, assessorando na produção , produtividade, qualidade e sustentabilidade.

Em meio a pandemia da Covid-19, hábitos e formas de trabalhos foram alterados e atividades foram realizadas de maneira que atingisse o público. Também em parcerias com as secretarias municipais, foram realizados vídeos com receitas simples e ingredientes de fácil acesso, que foram postados num grupo de WattsApp e facebook do Cras. Os vídeos foram uma forma de aproximar, capacitar e acompanhar os idosos durante a pandemia. Campanha de distribuição de hortaliças para posterior plantio com as famílias que participam do programa Bolsa Família, incentivando a organização, preparo e plantio do alimento saudável e de maneira orgânica. Outra campanha foi a distribuição de mudas frutíferas, sendo 9 pomares familiares e um comunitário, com todo o acompanhamento técnico necessário da Emater.

É importante destacar que, no que se refere a segurança e soberania alimentar, é uma atividade de extensão rural que estimula o desenvolvimento das propriedades rurais e a permanência das famílias no meio rural, melhorando a qualidade de vida. A diversificação na produção de alimentos vai possibilitar a diminuição da dependência externa de produtos para subsistência e sustentabilidade das propriedades.

As famílias assistidas pela Emater têm apoio na efetivação de crédito rural. No ano de 2021 foram 53 projetos entre custeio e investimento, resultando em um investimento de mais de R$6,2 milhões para as famílias rurais do município, que vem investindo na propriedade e nas atividades agrícolas. Significa que se acredita e que há muito trabalho a ser desenvolvido e a possibilidade de aumento e diversificação de atividades e culturas, em uma busca constante de melhores condições de renda e de qualidade de vida, seja com trabalho, com alimentação saudável, com saúde física e mental.

Durante o ano de 2021 foram atendidas 316 famílias, totalizando 425 integrantes atendidos. Desses atendimentos, diversos foram repetidos, chegando a 1.605, em diversas localidades do município.

Para o técnico Paulo Severgnini, “o objetivo da Emater é levar a informação aos assistidos, e quanto mais informações lá na ponta, onde se produz, melhor para qualificar e desenvolver os objetivos dos produtores. Agradeço a parceria da Administração Municipal pelo apoio para poder assistir aos agricultores, as secretarias municipais e, desta maneira, poder executar nosso planejamento de trabalho. O município está no caminho certo e incentivar a agricultura, a diversificação de culturas proporciona, também, uma alimentação mais saudável e a melhora da qualidade de vida. Em nome da Emater de Doutor Ricardo, nosso muito obrigado.”

O escritório de Doutor Ricardo conta com dois técnicos, Renata Bigliardi e Paulo Severgnini, apoiados pelo escritório regional de Lajeado e pelo escritório central na realização de suas tarefas.

Data de publicação: 17/01/2022