Projeto é retomado com alunos do Ensino Fundamental

Projeto EMATER na escola/2022

Na manhã do dia 29 de abril (sexta-feira) ocorreu o 1º encontro do projeto EMATER na escola/2022, com alunos dos anos finais da EMEF Olavo Bilac e equipe da EMATER/ASCAR-DR, na propriedade do Sr. Irno Pretto e família. Na oportunidade estiveram presentes o prefeito municipal Alvaro Giacobbo, secretária da Educação Laudiana De Bortoli, secretário da Agricultura e Meio Ambiente Ismael Potrich, coordenadora da EMEF Olavo Bilac Renata Slaifer e equipe de apoio da Secretaria de Educação.

O projeto tem o objetivo de incentivar os adolescentes, filhos de agricultores, a investirem em suas propriedades e fixarem suas atividades no meio rural do município, colaborando para a ampliação das atividades rurais e turísticas, agregando conhecimento.

O Projeto Emater na Escola foi iniciado no ano de 2018 com a finalidade de incentivar os jovens a permanecerem e evoluírem junto as suas propriedades rurais no município de Doutor Ricardo. Devido ao grande interesse por parte dos alunos, o projeto se repetiu no ano de 2019 nos mesmos moldes. Devido a pandemia em 2020 e 2021 não houve o projeto, mas neste ano o projeto está de volta num formato um pouco diferenciado: será um encontro mensal, na última sexta feira do mês, com duração do período da manhã, no turno inverso ao escolar. O foco desde ano são as potencialidades que o município possuiu com relação ao turismo rural e a sustentabilidade nas propriedades. Este trabalho é realizado em parceria da Emater/RS Ascar e com a Secretaria da Educação, contemplando os alunos da EMEF Olavo Bilac.

Data de publicação: 29/04/2022