Noite de apresentação para viver a “Terra do Filó”
A noite do dia 12 de maio foi diferenciada na programação do Filó de Doutor Ricardo, com a Noite de apresentação, que aconteceu no salão paroquial, organizada pela Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte e Secretaria da Assistência Social. Foram doze apresentações culturais que evidenciaram ainda mais a “Terra do Filó” com a valorização da história, religiosidade, tradição e a originalidade, características principais que destacadas e valorizadas nas apresentações. Foram apresentações de teatro, dança e canto que envolveram as escolas municipais EMEI Amiguinhos do Coração e EMEF Olavo Bilac, além da EEEM Doutor Ricardo, o grupo de dança da melhor idade Balando Contenti e o grupo de cantoria italiana "Amicci del Filó".

O prefeito Alvaro Giacobbo destacou que “é uma das noites mais importantes, pois se retrata muito bem a nossa história, o que ainda se vive na “Terra do Filó” com o empenho e dedicação de todos os que coordenaram cada apresentação e de todos os que nos proporcionaram um verdadeiro espetáculo, que foram os alunos das escolas, o grupo de dança da melhor idade e o coral Amicci del Filó. Produzimos cultura baseados na nossa história.”

Teatro
A Noite de apresentação iniciou com as turmas do 4º e 5º ano da EMEF Olavo Bilac, que desenvolveram nas aulas de Talian o Teatro Nona Antônia, relembrando as histórias contadas por suas avós, revivendo momentos afetuosos da infância das avós e relembrar com carinho da sua vida em família.

Os alunos do Ensino Fundamental, da EEEM Doutor Ricardo apresentaram o Hino da Festa Italiana de Doutor Ricardo, lembrando o ano de 1989, data que enalteceu o Jubileu de Ouro da Paróquia São Caetano, escrita pelo Pároco Pe. Giocondo Vaccaro (in memoriam).

Alunos do ensino médio, da EEEM Doutor Ricardo contaram, através de um teatro musical, a origem do Filó Doutor Ricardo, que foi colonizado por imigrantes italianos. Muitas foram as heranças culturais herdadas e que estão vivas na memória e nos hábitos diários dos ricardenses, que “com orgulho carregamos o título de “Terra do Filó”.

Dança
As turmas do Nível II e Nível III da EMEI Infantil Amiguinhos do Coração através da dança Tarantella Napoletana, celebrando “Um Giorno di Festa ballando la Tarantella.”

Os alunos do 2º ao 5º ano da Emef Olavo Bilac apresentam ‘A história da Imigração Italiana, um sogno de lobertá’. A pobreza extrema e a falta de paz, foram os motivos para a imigração de milhares de italianos para diversas regiões do mundo e todos os sentimentos dos descendentes dos imigrantes, um... um apenas se destaca em especial, o orgulho... o orgulho pelos feitos de seus antepassados imortalizou o profundo reconhecimento e respeito pela figura daqueles que tomaram decisões e influenciaram não só em suas vidas, mas que determinaram o destino do nosso povo, que forma hoje Doutor Ricardo a Terra do Filó.

O grupo de dança Balando Contenti, da melhor idade, mostrou que o tempo proporciona experiência, que com ele se aprende e se ensina, e ainda querem ser o melhor que podem e fazer cada instante ser o melhor deles mesmos. Eles ainda ficam ansiosos quando se apresentam, se preocupam em fazer o melhor, em fazer bonito.

Cantoria
As turmas do Nível II e Nível III da EMEI Amiguinhos do Coração através da música “Mérica Mérica” lembraram a hospitalidade acolhedora do povo, cantando suas belezas, eternizando e celebrando suas memórias, sentindo orgulho de participar desta história de coragem e amor à vida. As crianças retrataram os desafios e as conquistas deste povo que semeou a cultura italiana em terras brasileiras e também, em Doutor Ricardo, hoje consagrado Doutor Ricardo “Terra do Filó”.

O Grupo de cantoria italiana “Amicci del Filó” e o “Coral Municipal Estrelas da Terra” tem o objetivo de manter vivas as raízes dos antepassados através do canto. O Amicci del Filó cantou “Filó” e junto com o Estrelas da Terra cataram “Bella Ciao” e o coral municipal encerrou com “Só uma canção – Banda Barbarella”.

Os alunos do 1º e 2º ano da EMEF Olavo Bilac, irão interpretar a música “Bella Polenta”, fazendo alusão a culinária italiana, sendo a polenta um alimento típico da cultura italiana e tem origem na região norte da Itália. As turmas do 3º, 4º e 5º Ano interpretaram a música “A vida do viajante, de Luiz Gonzaga” que, mesmo não fazendo parte da cultura italiana, retrata em sua letra os conflitos e angustias que acompanharam o movimento imigratório da Itália para o Brasil.

Declamação de poesia, encenação
A EMEF Olavo Bilac se apresentou falando de amor. Aquele amor que se tem pela família, por comunidade, por Deus e pelas origens italianas. E por isso de ex e atuais alunos, resgatou o que se aprendeu desde pequenos na escola: o amor e o respeito pela história dos antepassados. O amor, que é a melhor herança que se pode deixar para as crianças do futuro!

Data de publicação: 13/05/2022