Doutor Ricardo decreta Situação de Emergência devido a estiagem

DOUTOR RICARDO DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

PERDA TOTAL ESTÁ ACIMA DE 10 MILHÕES

O município de Doutor Ricardo, através do DECRETO Nº 091/2021, de 20 de dezembro de 2021, declarou Situação de Emergência, causada pela estiagem. O escritório da Emater de Doutor Ricardo fez o levantamento de perdas relativo à estiagem.

No decreto foram considerados a baixa precipitação pluviométrica no Município nesses últimos meses, com média a baixo à prevista para esta época do ano; o Município disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem como para assistência e monitoramento das áreas afetadas; em consequência deste desastre, resultaram os danos materiais e os prejuízos econômicos e sociais; que concorrem como agravantes da situação de anormalidade: a escassez de água nas fontes naturais, poços artesianos, açudes, reservatórios, córregos e sangas que abastecem o município para consumo humano e animal, resultaram em danos materiais e prejuízos econômicos e sociais. O parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil relatou a ocorrência desse desastre e é favorável à declaração de situação de emergência.

Levantamento de perdas relativo à estiagem no Município de Doutor Ricardo – RS 2020/2021

O município de Doutor Ricardo, está sendo atingindo no momento por uma severa estiagem, especialmente nas localidades da Linha Zanella, Estrada Relvado, Linha Rio Branco, Linha Leopolda, Linha São Brás, Linha Zeferino, Linha Gruta e Linha Bonita, no entanto a estiagem é sentida em toda a extensão do Município. Essa situação apresenta como agravante, o fato de que na primavera, em especial nos meses de setembro, outubro e a primeira quinzena de novembro, período de preparo das lavouras, ocorreram seguidas precipitações com volumes respectivamente 165 e 120 mm, o que fez com que muitas lavouras não pudessem ser adequadamente preparadas.

A agropecuária, apresenta até o momento, sérios prejuízos que tendem a agravar-se caso a situação de estiagem persista. Até a presente data, conforme estimado em levantamento conjunto pela EMATER e Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, tem-se os seguintes prejuízos.

Cultura da Soja: O município de Doutor Ricardo teve área de 200 hectares, plantada no ano, com produção total estimada de 3.600kg/ha, devido à estiagem os 200 ha, foram atingidos. Com perdas que representam em torno de 15%, um valor de R$ 302.400,00.

Cultura do Tabaco: O município plantou no ano, 200 ha com uma produção total prevista de 2.000 kg/ha. A área total plantada foi atingida pela estiagem, estima-se que foram perdidos em torno de 25%, uma perda de R$ 900.000,00.

Cultura do Milho: O município para a safra atual teve uma área plantada de 1.000 ha, numa produção inicial estimada de 7.200,00kg/ha destes foram atingidos os 1.000 ha, representado perdas de aproximadamente de 60%, nas áreas implantadas a partir de 01 de outubro de 2021 que representa um prejuízo no valor de R$ 6.264,000.

Milho Silagem: O município teve área de 400 hectares plantadas com uma produção inicial estimada de 35.000kg/ha. Sendo que toda a área foi atingida tendo representado uma perda de 60% da produção nas áreas implantadas a partir de 1 de outubro de 2021, que representa um prejuízo aproximado no valor de R$ 2.184.000.

Cultura de hortaliças: O município teve aproximadamente 167 famílias atingidas pela estiagem que apresentaram perdas nas culturas para o auto consumo familiar, devido à estiagem foram estimadas que as perdas chegam aproximadamente 30% em suas culturas de feijão, pipoca, abobora, tomate, pepino, cebola, couve entre outras, que representa uma perda de R$ 43.600,00.

Bovinocultura de Leite: O município possui 58 produtores leite, com uma produção anual de aproximadamente 3.000.000 de litros produzidos. Em função dos danos com as pastagens e a baixa qualidade do milho silagem, estima-se uma quebra na produção atualmente de 25%, mesmo chovendo em um futuro próximo, deverá levar em torno de 6 meses para a situação ser normalizada, portanto uma quebra de 375.000 litros, num valor médio estimado de R$ 0,98 / litro, representa um prejuízo de R$ 555.000,00.

Portanto, conforme levantamento realizado, estimamos uma perda total até o momento na produção do município de R$ 10.249.000,00 aos agricultores atingidos. Ainda na área atingida, grande número de famílias enfrenta falta de água para consumo humano e animal, com vários arroios praticamente secos.

Data de publicação: 20/12/2021