Município construiu o Plano de Cultura e já está habilitado no Sistema Estadual de Cultura

A “Terra do Filó” tem Plano de Cultura

O município de Doutor Ricardo lançou oficialmente o Plano Municipal De Cultura Doutor Ricardo “Terra do Filó” – 2022 a 2032, no sábado, 10 de setembro, com a assinatura da Lei Municipal Nº2065, de 06 de setembro de 2022. O prefeito Alvaro Giacobbo assinou, e juntamente com a primeira dama Eliana Zenere Giabocco, entregou uma cópia da Lei e do Plano à secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo. Com o plano, o município está atualizado e habilitado junto ao Sistema Estadual de Cultura.

A assinatura e entrega aconteceu no Acampamento Crioulo, durante a 32ª Semana Farroupilha de Muçum, após a secretária participar de passeio no Trem dos Vales e ser recebida com músicas típicas.  O coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira os conselheiros Maria Marques e Ranieri Moriggi, o prefeito de Muçum Mateus Trojan, entre outras autoridades, também estavam presentes.

Prefeito Alvaro Giacobbo
“Entregar o nosso Plano de Cultura é mais uma etapa da construção que estamos fazendo. Após muita dedicação, busca de informações e auxílio técnico, finalizamos e agora temos novos caminhos para descobir, mas principalmente, o de valorizar o que é produzido aqui na “Terra do Filó”. Trabalhamos muito, agradecemos o auxílio técnico e importante do Rubinho que veio até Doutor Ricardo. Queremos valorizar as memórias da nossa gente, o que foi feito, o que é mantido e, juntos, fortalecer o legado que temos. Me emociono ao ter o plano em maõs, entregar para a secretária Beatriz, e também, por saber que temos um caminho a seguir. Doutor Ricardo vai ganhar muito com isso. Para nós que estamos na política hoje, o valor da história, dos cidadãos é o que fica. Estimamos muito todo o auxílio que recebemos, em descobrirmos e buscarmos novas maneiras de valorizar nossa história, nossa cultura. Vamos nos empenhar em transformar e ir construindo juntos novas possibilidades de melhorar a vida das famílias e da nossa comunidade. Fica o agradecimento e reconhecimento a todos os que se envolvaram e colaboraram na elaboração do plano, muito obrigado a todos.”

Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo
“Estou emocionada, sensibilizada em estamos aqui. Mais um município que adere ao Sistema Estadual de Cultura. É uma satisfação poder participar de mais um momento em que podemos demonstrar nosso carinho, nossa amizade que é construída no decorrer dos anos, que a gente pode conviver, pode conhecer as realidades, de estar presentes nas realizações, de entender quais são as demandas dos municípios, as dificuldades que os municípios tem para que se possa, de fato, atender da forma mais eficiente possível. Investir em cultura também transforma a economia do município, pode repercutir  na vida de muitas familias. Quanto a preservação do Patrimonio Imaterial, que é uma preocupação do município de Doutor Ricardo, com seu Plano Municipal de Cultura para os próximos anos, ele vai preservar um ativo muito importante, preservar as memórias, celebrar as festas, os saberes e os fazeres das comunidades, certamente vai atrair pessoas que vão querer conhecer estas realidades, as verdades de cada etnia que é formadora da nossa sociedade, de cada grupo social que compõe a sociedade dos municípios. Isso é muito bonito e quero parabenizá-los pelas realizações que tem feito. Cultura é o trabalho de muitas mãos, de muitas pessoas que constroem essas realizações que são transformadoras na vida das pessoas, e é isso que tem que fazer, é para isto que o governo estadual e o governo municipal existem, para a sociedade  para transformar a vida das pessoas.”

O Plano Municipal De Cultura Doutor Ricardo “Terra do Filó” – 2022 a 2032 foi elaborado em parceria e com a aprovação do  Conselho Municipal de Cultura, Câmara de Vereadores e outros colaboradores. Contempla um diagnóstico com as realizações culturais e diretrizes com metas, ações e estratégias para os próximos 10 anos. Ainda no mês de julho, o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, esteve no município explanando sobre o andamento do plano, a importância e a legalidade, onde participaram conselheiros de Cultura, vereadores e Administração Municipal.

Data de publicação: 12/09/2022