Jovens são desafiados e empreender, preservar e continuar no meio rural

Permacultura é tema de encontro com jovens que participam de projetos

Na manhã de sexta-feira, 23 de setembro, aconteceu um encontro com jovens do município de Doutor Ricardo que participaram e participam de projetos realizados pelas secretarias da Administração, da Agricultura e Meio Ambiente, de Assistência Social, de Educação e do Turismo, Cultura e Esporte com o objetivo de despertar e envolver ainda mais os jovens no desenvolvimento da “Terra do Filó”.

Os jovens que estiveram presentes no encontro foram os participantes de três  projetos ofertados pelo município: “De olho no Futuro da Terra do Filó”, “Sonhar, Aprender e Empreender” e “Emater na Escola”.

O encontro contou com uma palestra do empreendedor da área de energia solar Vicente Peil, que é também vice-presidente da ARTUR (Associação Ricardense de Turismo) e permacultor.

Vicente falou sobre o tema Permacultura, sistema de planejamento de ambientes sustentáveis, que objetiva o cuidado com a terra, as pessoas e o futuro, respeitando os recursos naturais e obtendo lucratividade, inclusive nas pequenas propriedades.

Também foi abordado o tema Permacultura e Turismo Rural, visando um público crescente que busca por empreendimentos que investem na área de preservação do ambiente e o cuidado com a natureza.

Ao final do encontro, os jovens foram convidados a participarem no dia 03 de outubro, de uma visita técnica no município de Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, a um empreendimento local, conhecer um pouco sobre o trabalho realizado na cidade e no interior referente ao setor turístico e à noite para participar do I Fórum Municipal de Cultura e Turismo, como convidados do município.

Data de publicação: 23/09/2022