A programação está sendo virtual, pelo facebook Município de Doutor Ricardo

16º FILÓ DE DOUTOR RICARDO E 9ª STIMANA TALIANA

O mês de maio está sendo dedicado as comemorações relativas à “Terra do Filó”, considerando ainda mais a História, tradição e originalidade que vieram e são mantidas pelos descendentes. Comemora-se, também, o mês da Cultura Italiana na, o dia da Etnia Italiana (20 de maio), 111 anos da chegada dos imigrantes italianos na “Terra do Filó” e 146 anos da chegada dos imigrantes italianos no RS.

A programação está sendo virtual pelo facebook Município de Doutor Ricardo, onde são vídeos postados diariamente (para cada dia do mês, um vídeo diferente), retratando o resgates e a valorização da cultura que foi trazida pelos imigrantes italianos e que, em muitos aspectos, se mantém nos dias de hoje. Os vídeos e o trabalho desenvolvido fazem parte do projeto “Resgate à cultura ‘Dei Nostri Antenati’”, realizado com o grupo “Felicità”.

Fotos da ornamentação de empresas também podem ser verificadas, vídeos com mensagens, como a do deputado estadual Vilmar Zanchin, autor da Lei Estadual que denominou Doutor Ricardo “Terra do Filó”. “Como é bonito ver uma comunidade inteira unida em torno da sua história, dos bons valores humanos e do Filó, que é uma marca de Doutor Ricardo”, diz o deputado.

 

Filó em Família

Durante este mês especial, todas as famílias estão convidadas a realizar o Filó em casa, em família, retratando os costumes, mantendo as tradições, seja de comidas, bebidas, jogos, espiritualidade entre outras tradições que lembrem este legado. Solicita-se que cada família envie foto ou vídeo de divulgação, havendo interesse, para o e-mail cultura@doutorricardo.rs.gov.br ou pelo celular (51)99583-0412

Baile virtual/live

No dia 28 de maio, a partir das 19h, será realizado o baile virtual/live, com a dupla Paloma e Miqüi e a participação de Mari Mussoi, onde, durante a apresentação, todos estão convidados a organizar um espaço em casa e fazer seu baile e fazer o filó em família, com a possibilidade de ir postando fotos no local específico para recados/comentários na live.

“Vamos fazer filó diferente em tempos de prevenção!”

Data de publicação: 06/05/2021

Compartilhe!