PLANO PLURIANUAL – PPA

No dia 29 de julho ocorreu no auditório da prefeitura municipal a audiência pública referente ao Plano Plurianual – PPA.  O Plano Plurianual – PPA é o principal instrumento de planejamento estratégico de médio prazo para ação do Governo Municipal nas políticas públicas, que serão materializadas e que resultarão em bens e serviços à nossa população.

O Plano Plurianual Municipal faz parte dos instrumentos de planejamento de um governo, seja na esfera federal, estadual ou municipal. Realizado a cada quatro anos, o Plano contém metas a serem atingidas por determinada gestão de governo - incluindo projetos, atividades, financiamentos, incentivos fiscais, normas, entre outros. O PPA tem uma visão a médio prazo do planejamento público, visando a solução de um problema e gerando ações para combatê-lo, atendendo, assim, à demanda da sociedade.

O embasamento inicial do PPA resulta de um trabalho coletivo entre as diferentes áreas da Administração Pública Municipal, tendo como ponto inicial o Plano de Governo, as exigências legais em vigor e os pleitos colhidos em reuniões com conselhos do município.

O planejamento estratégico melhora a integração e articulação dos planos setoriais com as decisões estratégicas da atual gestão, estabelecendo prioridades e, assim, assegurando o uso mais coerente e eficaz dos recursos públicos. Auxilia, ainda, no comprometimento das gestões presente e futuras, com a visão de futuro desejado para o Município.

Para a secretária da Fazenda, Tauana Uberti, “neste plano, estão indicadas as necessidades demandadas pela população durante o processo eleitoral e desses primeiros meses de governo. Por isso, contempla não só as políticas prioritárias de saúde, saneamento, mas também aquelas voltadas para educação, assistência social, cultura, esporte e lazer, habitação, gestão ambiental, infraestrutura urbana e agricultura.”

Data de publicação: 02/08/2021