É dever cuidar da água!

Estiagem continua causando danos e prejuízos

O município de Doutor Ricardo, pelo terceiro ano consecutivo, é atingido pela estiagem, causando perdas nas culturas de verão, comprometendo o abastecimento de água na cidade e interior. Segundo levantamento da Emater em parceria com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, os prejuízos já ultrapassam R$8 milhões em perdas.

Até o momento, a secretaria está levando água para seis (6) produtores, que trabalham com suínos, aves e bovinos, além de monitorar famílias sobre a situação da água e, sendo necessário, também serão abastecidas. As maiores perdas estão nas culturas do milho, grãos, silagem, soja e erva mate, bovino e a produção leiteira.

“Continuamos convivendo com a estiagem, vemos as perdas que temos na nossa agricultura aumentando. É triste ver os estragos e as consequências disso tudo. A chuva praticamente não resolveu e os prejuízos são visíveis e maiores a cada dia, sendo muito grandes em todas as cadeias de produção. Nossa Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e a Emater estão monitorando a situação dos produtores e de todos os possíveis afetados pela estiagem. Algumas famílias já estão recebendo água para o consumo animal. A situação é delicada, por isso solicito novamente a todos para cuidar da água.” Alvaro Giacobbo, prefeito de Doutor Ricardo.

“As chuvas isoladas que tivemos não foram suficientes para resolver o problema da falta de água. A equipe da secretaria, juntamente com a Emater, está monitorando e em contato permanente com os produtores. Estamos atentos e preocupados, pois é a vida dos produtores que acreditaram, investiram e esperam retorno, porém, com a situação da estiagem tudo passa a ficar comprometido. Estamos à disposição de todos. Sempre que necessário, solicito para fazer contato com a secretaria para acompanharmos e verificar as possibilidades paliativas para ir resolvendo os problemas.” Ismael Potrich, secretário da Agricultura e Meio Ambiente.

Considerando a falta de chuvas, o comprometimento do abastecimento de água na zona rural e urbana e as safras das culturas em consequência da seca, o  município já declarou Situação de Anormalidade ainda no dia 13 de janeiro de 202, pelo DECRETO Nº 05/2023, nas áreas do município afetadas pelo evento adverso estiagem - COBRADE 14110, conforme Portaria nº 260/2022 – MDR. O decreto considera, também que a falta de água contribui para aumentar a vulnerabilidade social, resultando em danos humanos e econômicos, somando-se a pandemia de COVID-19.

 

Data de publicação: 24/01/2023

Compartilhe!