Maio é o mês dedicado com mais intensidade ao Filó de Doutor Ricardo

Maio oportunizou vivenciar o Filó de Doutor Ricardo

A Administração Municipal dedicou o mês de maio com mais intensidade ao Filó de Doutor Ricardo, iniciando na comunidade do Rio Verde; a abertura da 11ª Stimana Taliana, foi no dia 13 de maio na comunidade São Brás/Palacin; no dia 18 de maio, o Sarau Cultural da “Terra do Filó”; no dia 19 de maio, apresentação do documentário “La mùsica taliana”, Filò da melhor idade e homenagem aos integrantes e ex-integrantes do grupo de cantoria Amici del Filò; no dia 20 de maio, Dia da Etnia Italiana, a Final do 2º Torneio de Bochas 8m – “Terra do Filó e o 1º Filó da ARTUC – Associação Ricardense de Turismo Colonial; e no dia, 26 de maio, com o 18º Filó de Doutor Ricardo. Além desta programação, as secretarias desenvolveram com seus grupos atividades e ações voltadas a valorização do Filó. Além das autoridade municipais, estavam presentes autoridades estaduais, federais, prefeitos da AMAT, representantes de entidades e as soberanas.

O Filó de encerramento iniciou com a espiritualidade, sendo celebrada a “Messa in Talian”, fortalecendo a fé e a esperança que, desde a chegada dos imigrantes foi essencial para mantê-los unidos, acreditando no futuro promissor. A Língua Talian é oriunda dos diversos dialetos dos povos de diversas regiões vindas da Itália, “una mescolansa” com a língua portuguesa, língua criada para poderem se comunicar em meio às várias formas de falar demonstradas na época da imigração.

A Feira do Artesanato e da Agricultura Familiar estava na entrada do salão gastronômico, por onde passaram todos os participantes do evento. A música, a cantoria com a importância de sempre, esteve presente desde a entrada, onde os grupos de cantoria Amici del Filò e Estrelas da Terra, o grupo do projeto do Talian nas escolas, juntamente com o Grupo Girotondo, deram uma pequena demonstração do gosto pela música.

Embalado nessa cantoria, estava o mascote Filó, que recebeu a companhia da Filomena logo no início da noite. Este ano marcou pela chegada dos mascotes, simbolizando um casal que representa os primeiros imigrantes italianos que chegaram em Doutor Ricardo e toda a simbologia histórica relacionada a cultura italiana que esteve e continua presente da “Terra do Filó”.

Na gastronomia, os alimentos servidos são os típicos alimentos de origem dos primeiros imigrantes que vieram da Itália, uma mistura dos costumes que vieram da terra natal, unido com ingredientes e costumes que foram encontrados quando chegaram aqui no Rio Grande do Sul.

“Estamos finalizando o mês de maio, mês que dedicamos a cultura italiana, lembrando e valorizando o como os nossos primeiros imigrantes viviam. Tivemos uma programação extensa, com filós nas comunidades, maior envolvimento das escolas com o tema, lançamento de documentário, participação de grupos das secretarias, enfim, um belo tempo dedicado ao Filó. E neste grande Filó, do dia 26/05, que marcou o encerramento, atingimos grande sucesso novamente e o sentimento é de agradecer a todos os que se envolveram  para que isso acontecesse, as cerca de 1600 pessoas que estiveram no Filó, seja para trabalhar ou para degustar, o muito obrigado em nome da Administração Municipal. Destaco, também, que neste ano chegaram os mascotes, Filó e Filomena, um casal de italianos, como forma de homenagem aos primeiros imigrantes que chegaram, desbravaram e iniciaram o desenvolvimento de Doutor Ricardo. Fica o agradecimento a todos os que trabalharam, que colaboraram, aos que nos ajudaram vendendo ingressos, enfim, a todos os que dedicaram tempo para qualquer ação de valorização do Filó de Doutor Ricardo. Agradecimento, também, ao Sicredi, sempre parceiro e apoiando iniciativas que valorizam a nossa cultura e a vida da nossa comunidade.” Alvaro Giacobbo, prefeito de Doutor Ricardo.

Data de publicação: 29/05/2023