Conferência aconteceu dia 5/08/2021

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na tarde do dia 05 de agosto, no auditório do Cras, foi realizada a IX Conferência Municipal de Assistência Social tendo como tema "Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social". A Conferência tem a finalidade de avaliar a política de assistência social para seu aperfeiçoamento e consolidação do SUAS, através da proposição de diretrizes a nível municipal, estadual e federal. Houve a participação de autoridades e pessoas indicadas representando o governo e a sociedade civil.

A Secretária de Assistência Social, Eliana Zenere Giacobbo faz uma análise da situação atual e os cenários de vida das pessoas. “Estamos vivendo um momento único na história mundial e a Secretaria da Assistência Social não fica de fora de enfrentar diversos desafios oriundos deste cenário atual, passando por uma das maiores estiagens vividas no nosso Estado (verão de 2019/2020) e dando sequência a pandemia da Covid-19. Antes de 2015 a Organização Mundial da Saúde previa para o ano de 2020 o aumento significativo de casos de depressão devido a várias situações que o cenário mundial apresentava, sem esperar que junto estaríamos vivendo uma das maiores, se não a maior crise de saúde já vivenciada pela humanidade. O cenário só piorou, pois, a crise econômica cresceu significativamente e o poder de compra diminuiu, desencadeando as mais diversas formas de vulnerabilidade. Pode até parecer tema da área da saúde, mas todo este cenário desencadeia diversas situações que precisam ser atendidas pela Assistência Social.”

E neste cenário pandêmico, os recursos federais tiveram uma diminuição de mais de 60% do valor que vinha sendo repassado aos municípios, o que tornou ainda mais desafiador atender as demandas que surgem.

A secretária comentou em relação ao trabalho realizado, que tem sua grande importância e aparece pouco. “O trabalho principal da Secretaria da Assistência Social praticamente não aparece, ou seja, é pouco divulgado, mas é de vital importância. O serviço referente à Proteção Social Básica, da Média e Alta complexidade voltado ao público mais vulnerável é intenso mesmo em um município pequeno como o nosso. Existem várias famílias/pessoas que necessitam de acompanhamento e apoio, não pensando somente em recursos financeiros escassos, mas também situações de proteção à pessoa idosa, à mulher, ao homem e à criança. Este trabalho é registrado apenas nos arquivos da secretaria, não se tira fotos para divulgar, mas esse é o essencial e o primordial.”

A pandemia, por mudar várias situações de trabalho, de atendimento,  está merecendo atenção destacada. “Durante a pandemia o serviço de saúde foi considerado essencial e o trabalho da Assistência Social também. Há quem defenda que esta fase que o mundo está vivendo pode ser considerada uma Sindemia, ou seja o resultado de toda a situação vivida causa danos muito além da doença em si, afetando as condições sociais, deixando as pessoas mais vulneráveis ao seu impacto. Portanto, estamos vivendo em um momento que é necessário repensar as ações realizadas, precisamos dar suporte para as pessoas/famílias que necessitam de apoio para se reorganizarem e encontrarem novamente o equilíbrio financeiro, familiar e a vida em comunidade. A Conferência é mais um bom momento para refletir,” concluiu a secretária.

Para Renata Bigliardi, presidente do conselho de Assistência Social de Doutor Ricardo, “nesse momento de pandemia, buscamos estratégias para realizar a conferência, pela importância que tem esse espaço de discussão e construção da política de assistência social.

Data de publicação: 06/08/2021