É importante entender que ensinar sobre inclusão

VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO FALAR SOBRE INCLUSÃO, NÃO É?

A Secretaria de Assistência Social de Doutor Ricardo, através do Cras, é responsável pela execução da Política de Assistência Social, desenvolvendo ações voltadas ao bem-estar, garantindo o atendimento de necessidades básicas. E a inclusão foi um dos temas trabalhados com os grupos.

O termo inclusão significa a transformação de uma sociedade e garante a qualidade de vida plena para todas as pessoas, com deficiência ou não. É importante entender que ensinar sobre inclusão para as crianças é muito mais do que falar sobre aceitar as diferenças, é trazer assuntos como cidadania, respeito e empatia para as crianças aprenderem desde cedo a acolher pessoas diferentes.

Por isso, no mês de agosto foram realizadas atividades com as crianças e adolescentes dos grupos “Fortalecendo Vínculos” e “Alegria de Colorir” com a temática da inclusão. Além disso, foram realizadas visitas domiciliares aos PCD’s que fazem parte do grupo “Somos Especiais como Você”, sendo trabalhada essa temática, além de que do dia 21 a 28 de agosto é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, e assim foi montado um mural para marcar esta semana.

Os pais, as mães e/ou as pessoas responsáveis devem ser exemplo de inclusão. Mesmo sem agir por maldade, algumas situações ou termos acabam surgindo sem perceber como, por exemplo, respeitar vagas e filas preferenciais. Os pequenos e pequenas aprendem e muito pela observação e em algumas situações as ações valem mais do que as palavras.

 

Data de publicação: 02/09/2021

Compartilhe!