Jovens com idade entre 14 e 24 anos podem participar do projeto “Sonhar, aprender e empreender”

INTERESSADOS COM IDADE ENTRE 14 E 24 ANOS PODEM PARTICIPAR DE  PROJETO

Ano passado foi realizado o primeiro para os jovens através do Projeto: “Sonhar, aprender e empreender”. O curso foi oferecido a um grupo de jovens com idades entre 12 a 18 anos que se encontravam no CRAS para assistir algumas aulas presenciais e outras de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19 e em respeito aos protocolos de distanciamento social exigidos no período. Foram 11 formados no final do ano de 2021 que aproveitaram a oportunidade de aprender um pouco sobre o atual mercado de trabalho.

Este ano, a Secretaria da Assistência Social e a Secretaria da Administração novamente oferecem o curso. Este ano estão sendo oferecidas até 12 vagas para jovens com idades entre 14 e 20 anos, cujas inscrições encerraram na sexta-feira, dia 28 de janeiro. Porém, como só houveram somente 6 inscritos, as secretarias decidiram ampliar a idade para até 24 anos.

As inscrições podem ser feitas no CRAS até a data de 11 de fevereiro e os 12 primeiros inscritos garantem a vaga para o curso que será disponibilizado de forma totalmente gratuita.

“Sabemos que muitos jovens trabalham durante o dia e fica o desafio de lançar um projeto deste, porém no turno da noite a grande maioria estuda, então precisamos oferecer em um turno e buscar quem pode participar. De acordo com alguns empresários que participaram do projeto no ano passado existe uma dificuldade por parte das empresas em encontrar mão de obra e prestadores de serviços qualificados, éticos, comprometidos, também percebemos que alguns serviços estão cada vez sendo menos ofertados e que podem render bons recursos para um profissional dedicado, pró ativo e envolvido. Então, as oportunidades existem em todos os lugares, o que precisamos é de mais profissionalismo e quem se destaca sempre encontra oportunidades de trabalho, seja como colaborador de uma empresa ou como empreendedor”, relatou a secretária da Assistência Social, Eliana Zenere Giacobbo.

Sobre o projeto “Sonhar, Aprender e Empreender”:

O início do curso está previsto para o final do mês de fevereiro ou no início do mês de março. Pretendemos oportunizar e despertar olhares para a orientação quanto às escolhas profissionais, reflexão sobre o futuro e suas escolhas, construção de projetos de vida, tomadas de decisões, projeto de vida, qualificação profissional, cujas abordagens de temas estão inclusos: empreendedorismo, empregabilidade, educação financeira, direitos trabalhistas, a inserção em cursos profissionalizantes e de nível superior como caminhos, visando o prolongamento da escolaridade e profissionalização.

O objetivo é apresentar aos adolescentes esses temas que irão auxiliar e instigar a busca por conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades, ter atitudes valorizadas no mercado de trabalho e proporcionar capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho. Também pretendemos colaborar para tornar os adolescentes agentes sociais e empreendedores, despertar a criatividade e inovação produtiva e gerar renda.

Os encontros deverão ocorrer semanalmente pela parte da manhã e irão ocorrer em forma de aulas práticas, principalmente as de informática, palestras, aulas interativas, rodas de conversas e relatos de casos. O início do curso será com aulas de informática para que os alunos possam aprender mais sobre o word, e-mail, ambiente virtual e outros conhecimentos e ferramentas úteis no mercado de trabalho, após será oferecido o curso de Vida e Carreira através do SESC, e segue com diversos profissionais explanando temas como empreendedorismo, educação financeira, profissão e vocação, legislação e direitos, experiências profissionais, currículo profissional, compromisso, ética e desejo.

Data de publicação: 02/02/2022