PROMOVENDO A SEGURANÇA ALIMENTAR DAS FAMÍLIAS RICARDENSES

PROJETO “POMAR COMUNITÁRIO - FRUTA O ANO TODO”
PROMOVENDO A SEGURANÇA ALIMENTAR DAS FAMÍLIAS RICARDENSES

Na tarde do dia 20 de outubro foi inaugurado o Pomar Comunitário de Doutor Ricardo que faz parte do projeto “Fruta o Ano Todo” realizado pela Administração Municipal e a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Cooperativa de Créditos SICREDI e a EMATER. Este projeto foi pensado como estratégia de apoio e enfrentamento às dificuldades vivenciadas pelas famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF e comunidade em geral, diante de um momento de muitos desafios devido à Pandemia Covid-19 e crise econômica que vêm gerando insegurança alimentar a muitas famílias.

Por meio deste projeto, foi implantado neste ano 9 pomares familiares e 1 pomar comunitário, beneficiando assim 13 famílias de forma direta. Com o passar do tempo, prospera-se que haverá aumento da produção e outras famílias também poderão ser beneficiadas. Cada pomar foi comtemplado com 22 plantas, sendo que o número de espécies vai variar de acordo com a importância alimentar e econômica de cada uma delas.

O projeto tem como objetivo promover a segurança e a soberania alimentar junto a famílias do meio rural e urbano atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à família - PAIF, cultivando novas perspectivas dentro do contexto alimentar que possibilitem o resgate dos preceitos da produção de alimentos nas propriedades rurais para promoção da saúde familiar por meio da implantação de pomares domésticos diversificados e de práticas agroecológicas, demonstrando como a produção local pode ser incrementada para a diversificação de cardápios nutricionalmente superiores, e também para o aumento da renda familiar.

Através do acompanhamento destas famílias pela equipe técnica do CRAS em parceria com a Emater por meio de visitas domiciliares, atendimentos particularizados e coletivos e oficinas alusivas ao projeto, pretende-se apoiar as famílias, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, desenvolver e fortalecer o vínculo entre os membros da família e a comunidade, promover a participação da população no desenvolvimento sustentável e conscientizar a importância do verde para a qualidade de vida.

Cabe salientar que o pomar comunitário será aberto para toda a comunidade ricardense, sendo que toda população será responsável pelos cuidados como também poderá usufruir dos benefícios dele.

Data de publicação: 22/10/2021