6º Encontro de Artesanato do Vale do Taquari aconteceu em Teutônia

Artesãos participam de encontro na busca de conhecimento e novas oportunidades

Na sexta-feira, dia 14 de outubro, representantes de artesãos de Doutor Ricardo participaram do 6º Encontro de Artesanato do Vale do Taquari, realizado no município de Teutônia/RS. A programação da parte da manhã contou com a fala da design de produtos e mestranda em Design Estratégico, Fernanda Galvão Sklosky, que relatou um pouco do trabalho que vem realizando em diversas regiões do Brasil. Fernanda falou, também, da importância do artesanato com design territorial, ou seja, com identidade local, utilizando a cultura e a alma de um povo para enriquecer o turismo nacional com base comunitária. O momento contou também com relatos de artesãos do município de São Pedro da Serra/RS, referente ao projeto Design de Produtos Artesanais e Iconografia Regional, e também relato do caso de “Arrebanhando”, Turismo de Experiência em Artesanato da Residência Artística Urbana, do município de Arroio do Meio.

No turno da tarde ocorreu a Mostra Regional de Artesanato do Vale do Taquari, um momento em que as artesãs de município tiveram a oportunidade de ver, conhecer e apreciar diversas formas de encantar os olhos e os corações das pessoas.

“O trabalho realizado no nosso município é riquíssimo, temos muitos artesãos aqui que fazem um trabalho lindo e com muito capricho, inclusive pessoas que participam de feiras há bastante tempo, alguns vendem para diversas partes do Brasil, e que possuem empresas que prestam serviço na área de artes manuais. O que desejamos é ampliar o número de pessoas que possam trabalhar nesta área de forma profissional e, por isso, estamos incentivando a confecção da Carteira do Artesão, com o apoio da Emater, para quem estiver interessado em ampliar suas vendas e também incentivar a busca de novos conhecimentos, o desenvolvimento de artesanato com identidade local para valorizar, ainda mais, os trabalhos realizados por essas pessoas que se dedicam às práticas manuais.” Eliana Zenere Giacobbo, primeira-dama e secretária da Assistência Social.

Data de publicação: 18/10/2022