10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE DOUTOR RICARDO/RS: O município foi protagonista sendo um dos primeiros da região na realização da Conferência.

A Administração Municipal, através do CRAS e Conselho Municipal de Assistência Social realizou no dia 04 de maio de 2023 a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social que foi presidida pelo Presidente do CMAS, Paulo Roberto Severgnini.

As Conferências de Assistência Social têm o objetivo conferir e avaliar o que está sendo realizado no âmbito desta política e propor novas ações e metas para que o município avance no sentido de atender as demandas e necessidades dos usuários. Neste ano a conferência teve como tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Na manhã, foi realizada a pré-conferência ministrada pela Assistente Social Fátima Luciane Leal Machado com participação dos Conselheiro, dos trabalhadores do SUAS e da Emater para estudo do tema central e dos eixos, a fim de debater a realidade local e a política de assistência social a nível municipal, estadual e federal.

Na tarde, realizou-se a Conferência Municipal de Assistência Social, que iniciou com uma atividade feita pela profissional Ana Gonzatti, e após a palestrante Fátima Luciane abordou a temática com os usuários e comunidade presente. A temática central foi dividida em 5 eixos que abordaram assuntos sobre Financiamento, Controle Social, Articulação, Serviços, Programas e Projetos e também Benefícios e Transferência de renda. Após a palestra, os participantes foram subdivididos em grupos de trabalho para cada qual discutir um eixo e suas propostas. Posteriormente as propostas foram levadas para a plenária final a fim de serem votadas no grande grupo. Foram realizadas deliberações para o município, Estado e União.

Ao final foram escolhidos os delegados para participarem da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social com data a ser definida, sendo escolhidos como representantes da sociedade civil, Silvia Antunes Dias como titular e Paulo Severgnini como suplente e os delegados representantes do governo foram, Sofia Lorenzi como titular e Daiane Pereira, como suplente.

O evento contou com o número expressivo de mais 80 participantes entre usuários, entidades, trabalhadores do SUAS e demais convidados. Agradecemos imensamente a participação de todos os envolvidos na 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, que juntos buscamos fortalecer e conquistar o SUAS que queremos.

Data de publicação: 08/05/2023