Programação especial reforçou sobre a prevenção à saúde

Dia para reforçar a conscientização e prevenção

O dia 27 de outubro foi dedicado para a prevenção e conscientização das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com programação durante todo o dia no salão paroquial. O evento contou com a presença e atendimento das secretarias municipais com seus respectivos serviços disponibilizados aos ricardenses, além da programação especial relacionada a prevenção.

O salão paroquial contou com presença de público durante todo o dia nos mais diferentes espaços disponíveis, seja na prevenção à saúde, atividades físicas, palestra, feiras, exposições, danças, entre outros.

“Dedicamos um dia especial para reforçar a conscientização e prevenção da saúde, além de outros serviços e atividades de integração com a nossa comunidade. Reforço para as mulheres e aos homens, que as vezes são mais resistentes, para todos fazerem o diagnóstico precoce, façam a prevenção, ela é importante e pode salvar a vida. Sempre que necessário, procurem ajuda, busquem auxílio para viver melhor,” destacou o prefeito Alvaro Giacobbo.

Além do expediente da Administração Municipal durante o dia, foram vários serviços disponibilizados. A Secretaria da Saúde organizou a Feira da Saúde, que contou com equipe multiprofissional, realizou coleta de exames laboratoriais com os laboratórios Sepame e Bioclinic, realizou testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites), e a equipe de enfermagem do Plano São Camilo.

A Feira do Livro recebeu alunos das escolas do município e os visitantes. A Feira do Peixe comercializou cerca de 200kg de peixe vivo. A Associação das Amigas de Combate ao Câncer Viver Bem, a equipe do Conselho Tutelar, a Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato expuseram e comercializaram o que é produzido no município.

No início da tarde, alunos das escolar e os que estavam no evento participaram de um Curso de primeiros socorros, com o Corpo de Bombeiros, demonstrando várias situações em que a vida estava em risco e o que fazer em caso de presenciar alguma delas, sendo interativo com a plateia, onde os alunos tiveram a oportunidade de praticar e demonstrar os procedimentos corretos para cada caso. O grupo de atividades físicas da melhor idade Praticando Saúde embalou e integrou com danças em vários estilos.

Já no início da noite, as mulheres, e alguns homens, participaram da palestra com a Dra. Angela Nichel, que falou sobre a importância da prevenção, dos cuidados com a saúde, de dedicar um tempo para fazer os exames e, quando necessário, buscar mais orientações e serviços, visando preservar a saúde física e mental.

Em relação ao artesanato, a secretária de Assistência Social, Eliana Zenere Giacobbo, comenta que “está surgindo uma demanda para os trabalhos artesanais realizados no município e estamos motivando as pessoas que fazem artesanato para divulgarem e mostrarem mais as suas criações. A exposição foi uma mostra do cuidado com que são feitas cada peça, todas muito lindas.”

O encerramento do evento foi com a apresentação do GAN Anita Garibaldi, de Encantado, com os grupos de danças Pré-Mirim, Juvenil e Xiru, demonstrando amor pelo tradicionalismo, pela cultura gaúcha.

Em nome da Administração Municipal “Compromisso de todos”, fica o agradecimento a todos os que se envolveram e prestigiaram o dia especial de conscientização do Outubro Rosa e Novembro Azul, reforçando a importância da prevenção e o diagnóstico precoce, valorizando a vida.

Data de publicação: 31/10/2022