RSS Doutor Ricardo - RS Notícias de Doutor Ricardo/RS Tue, 21 Sep 2021 05:38:49 -0300 Tue, 21 Sep 2021 05:38:49 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://doutorricardo.rs.gov.br/rss DIVERSIDADES NAS ESCOLAS Fri, 17 Sep 2021 16:08:34 -0300 https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4638/?diversidades-nas-escolas.html https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4638/?diversidades-nas-escolas.html DIVERSIDADES NAS ESCOLAS
Nesse mês de setembro a Secretaria de Educação desenvolveu, junto com as escolas municipais, o Projeto “Pátria Amada somos todos nós” no qual foram desenvolvidas rodas de conversa com a Doutora historiadora Emili Lappe e o Cacique Luiz Alan que trabalharam com os alunos sobre a Cultura Indígena e com o Professor Francis Camargo foi abordada a Temática Afro-cultural. 

O objetivo dessa proposta pedagógica é conhecer um pouco mais sobre a vivência indígena e afrodescendente; valorizar as matrizes culturais que formam o nosso país, estado e município; entender e valorizar a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. Esses temas continuarão sendo desenvolvidos durante este mês nas escolas municipais.]]>
DOUTOR RICARDO RECEBE LIVROS DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA TALIAN Wed, 15 Sep 2021 21:45:45 -0300 https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4633/?doutor-ricardo-recebe-livros-de-gramatica-da-lingua-talian.html https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4633/?doutor-ricardo-recebe-livros-de-gramatica-da-lingua-talian.html DOUTOR RICARDO RECEBE LIVROS DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA TALIAN

A Secretaria da Educação recebeu quatro exemplares do livro “Talian par Cei e Grandi”, que contém a gramática e a história da Língua Talian para as escolas municipais, sendo dois para a Emei Amiguinhos do Coração e dois para a Emef Olavo Bilac

Quem está fazendo o curso de Extensão Universitária “Cucagna – Scola de Talian” da UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná) recebem os livros de forma gratuita, bem como municípios/entidades que trabalham para a Salvaguarda da Língua Talian.

Os docentes do curso são os professores Loremi Penkal e Juvenal dal Castel e os exemplares foram encaminhados pelo professor e ex Secretário da cultura de Caxias do Sul, Sr. João Wianey Tonus, pessoas que trabalham incansavelmente para a preservação da cultura trazida pelos imigrantes italianos, sendo os responsáveis pelo trabalho do livro da “Gramática e Stória” da Língua Talian.

Em nome da Secretaria da Educação, o agradecimento à ASSODITA (Associação dos Difusores do Talian) pelo presente recebido.

]]>
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE Wed, 15 Sep 2021 22:03:52 -0300 https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4637/?conferencia-municipal-da-saude.html https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4637/?conferencia-municipal-da-saude.html CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

A Secretaria da Saúde informa que no dia 23 de setembro acontecerá a Conferência Municipal da Saúde, a partir das 13h30, no auditório do Centro Administrativo.  O tema será o Plano Municipal de Saúde.

A participação será restrita apenas aos profissionais e conselheiros da Saúde, devido prevenção da Covid-19. Pelo motivo da conferência, no turno da tarde do dia 23 de setembro não haverá expediente na UBS.

]]>
CRAS COM PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO SETEMBRO AMARELO Wed, 15 Sep 2021 22:00:52 -0300 https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4636/?cras-com-programacao-alusiva-ao-setembro-amarelo.html https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4636/?cras-com-programacao-alusiva-ao-setembro-amarelo.html CRAS COM PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO SETEMBRO AMARELO

Entre as atividades normais que acontecem no Cras, este mês conta, também, com programação de conscientização ao Setembro Amarelo. No facebook https://www.facebook.com/crasdoutorricardo  estão registradas algumas realizações.

Na tarde do dia 13 de setembro, as mulheres do grupo “Empoderadas” trabalharam a temática da Valorização da Vida, em alusão ao Setembro Amarelo. Com isso, realizaram uma homenagem à equipe do CRAS a fim de valorizar a vida dos profissionais das Políticas Públicas de Assistência Social que tem um grande e importante papel na sociedade e por isso foram um dos serviços considerados essenciais nessa pandemia. A equipe do CRAS agradece o reconhecimento e a homenagem feita pelas mulheres.

O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, mobilização em menção a Valorização da Vida e a Prevenção ao Suicídio. Desta forma, está disponibilizado um vídeo, em parceria com a EMATER, para conversar sobre a temática do autocuidado, assunto esse relacionado a ações com intuito de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar próprio e, consequentemente, à saúde física e mental. Sendo assim, ensinaremos a técnica do escalda-pés que tem inúmeros benefícios e promove o autocuidado.

]]>
PROJETO PARA DESPERTAR OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS Wed, 15 Sep 2021 21:49:48 -0300 https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4634/?projeto-para-despertar-oportunidades-profissionais.html https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4634/?projeto-para-despertar-oportunidades-profissionais.html PROJETO PARA DESPERTAR OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS

No dia 19 de agosto de 2021, o CRAS iniciou um novo projeto “Sonhar, Aprender e Empreender” que busca oportunizar e despertar olhares para a orientação quanto às escolhas profissionais, empreendedorismo, reflexão sobre o futuro, construção de projetos de vida, tomadas de decisões e qualificação profissional, junto aos adolescentes de Doutor Ricardo. Além disso, o projeto tem o intuito de estimular os adolescentes a exercer sua cidadania e atuar como agentes da transformação social.

O trabalho está sendo desenvolvidos pelos profissionais do CRAS e convidados. Até o presente momento foram trabalhadas as temáticas de orientação vocacional, educação financeira, noções de informática e conhecimento sobre e-mail. Nos próximos encontros serão abordados os temas sobre direito trabalhista e previdenciário, informática, currículo, empreendedorismo e o curso de vida e carreira coordenado pelo SENAC.

Até o dia até 26/10, os participantes terão encontros com o Senac, e depois haverá mais encontros com empreendedores do município. O projeto ainda não tem data para finalizar, mas provavelmente se estenderá até a metade ou final do mês de novembro.

“Este projeto surgiu da ideia de oferecer conhecimentos em relação à vida e futura carreira dos adolescentes. Está sendo realizado pela secretaria da Assistência Social em parceria com o Senac e também está contando com a colaboração de outros setores para abordar temas corriqueiros na vida de todos os jovens. Assim estarão mais aptos a projetarem suas vidas de forma bem mais realista devido aos conhecimentos adquiridos. Mais um projeto voltado aos jovens, pois desenvolver Doutor Ricardo é compromisso de todos e o futuro do município está nas mãos destes jovens,” destaca a secretária da Assistência Social, Eliana Zenere Giacobbo.

]]>
CURSO DE BOAS PRÁTICAS INICIA DIA 21 DE SETEMBRO Wed, 15 Sep 2021 21:42:30 -0300 https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4632/?curso-de-boas-praticas-inicia-dia-21-de-setembro.html https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4632/?curso-de-boas-praticas-inicia-dia-21-de-setembro.html CURSO DE BOAS PRÁTICAS INICIA DIA 21 DE SETEMBRO

O curso de qualificação profissional na área dos serviços de alimentação que estava previsto para o dia 14 de setembro foi adiado e acontecerá no dia 21 de setembro, das 13h30 às 17h, no auditório do Centro Administrativo. O curso acontece em quatro etapas de 4h cada, sendo realizado nos dias 21 e 28 de setembro e 5 e 12 de outubro.

O curso será de Boas Práticas de Manipulação e de Fabricação de Alimentos, Elaboração de Manuais de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados para quem atua, ou deseja atuar, na área de produção de alimentos” será ministrado pela professora mestra Magnólia Martins Erhadt, que é professora assistente, médica veterinária da Uergs.

É importante salientar que todas os prestadores de serviços de alimentação devem ter a assessoria de um profissional responsável que tenha este curso. São práticas de higiene que devem ser seguidas pelos manipuladores de alimentos, desde a escolha e aquisição dos produtos que serão utilizados para preparar os alimentos até chegarem ao consumidor final. O principal objetivo do curso é preparar para evitar que ocorram doenças causadas por alimentos contaminados. Por isso a importância de se ter boas práticas em todo o processo dos alimentos, desde o início da manipulação até o consumidor final.

“Nossa gente da “Terra do Filó” já recebe os visitantes com hospitalidade e está visitando para conhecer melhor os atrativos existentes no município, e são muitos. Estamos intensificando a incrementação do turismo e o envolvimento de toda a comunidade é fundamental. Acredito que, aos poucos, vamos oportunizando as melhorias que precisam ser feitas. Nossa gastronomia é destacada e já somos reconhecidos por isso. Este curso de boas práticas vem para auxiliar a todos os prestadores de serviços na área de alimentação e outros cursos e treinamentos serão ofertados conforme a demanda. Muito obrigado a todos os que estão inscritos para participar e desejo que façam um excelente uso desta formação”, destacou o prefeito Alvaro Giacobbo. O prefeito também salientou que “é o início de um trabalho no turismo e que se tem muito a evoluir em ações e na qualificação de pessoas ou de atrativos, considerando o que já está em funcionamento e que atende a comunidade ricardense e visitantes.”

Os prestadores de serviços de alimentação do município foram todos convidados a participar. A realização do curso de boas práticas na alimentação é da Administração Municipal, de forma gratuita, em parceria com a Uergs e Emater.

]]>
PROJETO PARA DESPERTAR OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS Mon, 13 Sep 2021 16:02:18 -0300 https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4631/?projeto-para-despertar-oportunidades-profissionais.html https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4631/?projeto-para-despertar-oportunidades-profissionais.html PROJETO PARA DESPERTAR OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS

No dia 19 de agosto de 2021, o CRAS iniciou um novo projeto “Sonhar, Aprender e Empreender” que busca oportunizar e despertar olhares para a orientação quanto às escolhas profissionais, empreendedorismo, reflexão sobre o futuro, construção de projetos de vida, tomadas de decisões e qualificação profissional, junto aos adolescentes de Doutor Ricardo. Além disso, o projeto tem o intuito de estimular os adolescentes a exercer sua cidadania e atuar como agentes da transformação social.

O trabalho está sendo desenvolvidos pelos profissionais do CRAS e convidados. Até o presente momento foram trabalhadas as temáticas de orientação vocacional, educação financeira, noções de informática e conhecimento sobre e-mail. Nos próximos encontros serão abordados os temas sobre direito trabalhista e previdenciário, informática, currículo, empreendedorismo e o curso de vida e carreira coordenado pelo SENAC.

Até o dia até 26/10, os participantes terão encontros com o Senac, e depois haverá mais encontros com empreendedores do município. O projeto ainda não tem data para finalizar, mas provavelmente se estenderá até a metade ou final do mês de novembro.

“Este projeto surgiu da ideia de oferecer conhecimentos em relação à vida e futura carreira dos adolescentes. Está sendo realizado pela secretaria da Assistência Social em parceria com o Senac e também está contando com a colaboração de outros setores para abordar temas corriqueiros na vida de todos os jovens. Assim estarão mais aptos a projetarem suas vidas de forma bem mais realista devido aos conhecimentos adquiridos. Mais um projeto voltado aos jovens, pois desenvolver Doutor Ricardo é compromisso de todos e o futuro do município está nas mãos destes jovens”, destaca a secretária da Assistência Social, Eliana Zenere Giacobbo.

]]>
CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA PROTEGER DA FEBRE AMARELA Wed, 15 Sep 2021 21:55:51 -0300 https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4635/?campanha-de-vacinacao-para-proteger-da-febre-amarela.html https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4635/?campanha-de-vacinacao-para-proteger-da-febre-amarela.html CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA PROTEGER DA FEBRE AMARELA

A Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo está realizando intensificação da campanha de vacinação para proteger da febre amarela no município de Doutor Ricardo. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela.

A vacinação deve acontecer a partir dos nove (9) meses de idade e quem ainda não recebeu a dose da vacina deve ir até a Unidade Básica de Saúde com a carteirinha de vacinação para receber a vacina.

A próxima data para vacinação será no dia 23 de setembro e a partir do dia 27 de setembro até o dia 8 de outubro a vacina será realizada diariamente, no horário das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. A equipe da Secretaria da Saúde está a disposição para esclarecer dúvidas na UBS ou pelo fone (51) 99815-4320           

 

A febre amarela

Os primeiros sintomas da febre amarela não são específicos e o paciente pode ter febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Após esse período inicial, geralmente ocorre declínio da temperatura e diminuição dos sintomas, provocando uma sensação de melhora no paciente. Em poucas horas – no máximo, um ou dois dias - reaparece a febre, a diarreia e os vômitos têm aspecto de borra de café.

A febre amarela é uma doença viral aguda, e é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. O transmissor do vírus da febre amarela é o mosquito Aedes aegypti.

Para mais informações sobre a vacinação da febre amarela, acesse o link do Ministério da Saúde https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares/920-saude-de-a-a-z/febre-amarela/10771-vacinacao-febre-amarela

 

]]>
SETEMBRO AMARELO - VALORIZAÇÃO DA VIDA Thu, 09 Sep 2021 10:00:29 -0300 https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4630/?setembro-amarelo---valorizacao-da-vida.html https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4630/?setembro-amarelo---valorizacao-da-vida.html SETEMBRO AMARELO - VALORIZAÇÃO DA VIDA

A Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, participa da campanha do Setembro Amarelo, em alusão ao mês de valorização da vida. NA Unidade Básica de Saúde, a equipe de saúde mental montou um mural para que cada um deixe seu recado a alguém que está passando por um momento difícil, e que com uma palavra de apoio já pode se sentir melhor. Lembrando dos cuidados de prevenção a Covid-19.

Uma boa saúde mental pode ser comparada a uma boa saúde física. Por isso a grande importância do equilíbrio entre a saúde mental e a saúde física. Cuidar, prevenir e agir para o equilíbrio da saúde mental, evitar emoções negativas como ansiedade ou descontrole e doenças como depressão, é fundamental para valorizar a vida.

]]>
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CONCURSO DE ESCOLHA DAS SOBERANAS Thu, 09 Sep 2021 08:15:00 -0300 https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4629/?inscricoes-abertas-para-concurso-de-escolha-das-soberanas.html https://doutorricardo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4629/?inscricoes-abertas-para-concurso-de-escolha-das-soberanas.html INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CONCURSO DE ESCOLHA DAS SOBERANAS

A nova corte de Doutor Ricardo terá uma rainha e duas princesas, que serão escolhidas no dia 10 de dezembro, mês em que o município comemora 26 anos de emancipação político administrativa. As candidatas interessadas devem fazer a inscrição na Secretaria da Administração em horário normal de expediente.  As inscrições iniciaram dia 1º/09 e encerram no dia 30 de setembro.

As normas da escolha estão disponíveis no regulamento, que pode ser acessado no site do município www.doutorricardo.rs.gov.br  Mais informações na Secretaria da Administração.

Poderão participar do concurso as candidatas que preencherem estes requisitos: residir ou trabalhar no município há, no mínimo, dois (02) anos; ter idade mínima de 18 (dezoito anos) completos e idade máxima de 23 (vinte e três anos) até a data da realização do concurso, dia 10 de dezembro de 2021; ter conhecimento geral sobre o município; ter disponibilidade de horários para participar das atividades preparatórias e finais do concurso como ensaios, palestras, coquetéis, entrevistas e outras atividades determinadas pela organização do evento; estar disponível para representar Doutor Ricardo – “Terra do Filó”, quando solicitado pela Administração Municipal.

 

 

]]>