A Secretaria Municipal da Saúde de Doutor Ricardo, criou o Grupo de Apoio em Saúde Mental no ano de 2002. A finalidade foi de atender a demanda de mulheres que apresentavam sintomas referentes a Transtornos de Ansiedade e/ou Transtornos de Humor, as quais estavam em tratamento psicológico e medicamentoso. Desde então o grupo se mantém e, atualmente, os encontros são mensais, com duração de duas horas, sendo composto por 12 participantes.

Os objetivos do grupo são:

ü  O Grupo de Apoio não é um grupo de psicoterapia, mas tem objetivos terapêuticos e busca contribuir para uma melhor qualidade de vida das participantes;

ü  Propicia a troca de experiências e a compreensão de conflitos do cotidiano, bem como a motivação para enfrentá-los;

ü  Visa momentos de reflexões a partir de assuntos temáticos;

ü  Oferece espaço para socialização e integração das participantes, através de atividades dinâmicas e vivenciais;

O grupo é coordenado pela psicóloga do município e pela enfermeira responsável pela Estratégia da Saúde da Família (ESF). São realizadas atividades com psicóloga, com enfermeira, caminhadas, passeios, comemorações entre outras.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 27/11/2009