Os primeiros imigrantes italianos vieram no ano de 1910. Vinham de cidades como Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Veranópolis. A vida no início era difícil pois a área era coberta por mato e era necessário abrir clareiras para se estabelecer e para plantar. As casas eram levantadas sobre colones por medo dos animais selvagens. Mais adiante, com casas altas, formou-se o famoso porão que servia de adega para alimentos (queijo, salame, vinho, entre outros).

Doutor Ricardo desmembrou-se dos municípios de Encantado e Anta Gorda, por meio da Lei Estadual nº 10.639, de 28 de dezembro de 1995, tendo sido instalado oficialmente no dia 1 de janeiro de 1997.

Com a sede do então distrito pertencendo a Encantado, sempre foi uma localidade muito ativa e próspera, e teve um grande número de moradores,que migraram para as mais diversas partes do Brasil em busca de desenvolvimento, mas sempre retornando e mantendo aqui suas raízes familiares.

O nome da cidade é uma homenagem que a classe política de Encantado e a comunidade local em 22 de outubro de 1959 (conforme a Lei nº 1-59 l) prestaram ao médico Ernesto Ricardo Heinzelmann, médico honrado e reconhecido pelo Governo Brasileiro por volta de 1882.

Diversos de seus antigos moradores são fundadores e co-fundadores de inúmeros municípios em diversos estados da federação, em especial, no oeste Catarinense, noroeste paranaense, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, entre outros.

Hoje o município vê as gerações dos antigos moradores retornando e investindo no crescimento e no desenvolvimento da região. Trazendo renovação e vigor à economia local.

Compartilhe!