Aconteceu no sábado, dia 26 de junho de 2010, a Festa de São João em Doutor Ricardo. A Promoção foi da Administração Municipal  Construindo com Você! , juntamente com as Escolas Municipais Olavo Bilac e de Educação Infantil Amiguinhos do Coração e Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo, CPMs e Conselho Escolar.

Foram aproximadamente 1500 pessoas que prestigiaram a festa junina que, tem explicações para o termo  festa junina . A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. É realizada desde o século VI no mundo todo. É uma festa popular.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Amiguinhos do Coração iniciou as apresentaçoes artísticas e cultrais com os alunos do Maternal, Jardim e Pré-escola encenou a música História de Chico Bento. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, com os alunos do 2 ano a 8 série, ensaiados pelas professroas Fabiana Guzzon e Ana Gonzatti, apresentarem a Dança da Quadrilha.

E numa boa festa junina sempre acontece o Casamento Caipira. Os alunos da turma do 2 ano da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo, construiram a história baseada, também, em fatos acontecidos no mnicípio, envolvendo a escolha das soberanas Narjele Conti e Bruna Dadalt, Rainha e Princesa, e  e a garota verão, Derlaine. Em seguida foi a vez do Querência Nova continuar as apresentações com apresentaçoes das invernadas.

Coordenados pela Secretaria da Assistência Social, o grupo da melhor idade Praticando Saúde  apresentou a Dança da Quadrilha , entre outras músicas, além de homegear o Brasil, pois estamos em Copa do Mundo. Todos estavam caracterizados com verde e amarelo.

Após as apresentações e empolgados com a festa, um grupo improvisou uma nova a Dança da Quadrilha e a participação foi impressionante, tanto que prometeram ensaiar a dança com grupo adulto para o ano que vem.

O prefeito Nilton Rolante agradeceu ao vice-prefeito, Alvimar Lisot, a Presidente da Câmara de Vereadoes, Silvana Radaelli e demais autoridades e a todos os presentes. “ É motivo de alegria e satisfação receber vocês aqui. Estamos unidos e a população participa porque sabe tudo o que fazemos é por vocês. Já são15 anos de Município e 100 anos de Imigraçao Italiana. Visando ainda mais o crescimento de Doutor Ricardo, estamos tratando do Gemellaggio com o Município de Lentiae, na Itália. Estão lá representando o Município a Coordenadora de Projetos Vania Cima, O vereador Renato Treméa e o nosso pároco, Padre Alberto Treméa. As negociações estão bem adiantadas e, pretendemos, ainda nesse ano assinar o convênio de Cidades Irmãs Este Município cresce e constrói junto com sua gente a sua história e a Administraçao Municipal vai continuar trabalhando em busca de mais desenvolvimento para Doutor Ricardo .”

O Prefeito lembrou, ainda, do 1 Festival Estudantil de Canto Solo, do asfalto até a Gruta que será inaugurado em breve, do asfaltamento da principal rua de Doutor Ricardo, a Avenida Luiz Ferronato e as festividades que aconecerão em dezembro, mês do aniversário do Município, entre outras realizações.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 28/06/2010