A Sessão Especial em Homenagem aos Professores e Funcionárias das escolas municipais e estadual aconteceu no dia 14 de outubro de 2010 as 19h30min no auditório do Centro Administrativo de Doutor Ricardo.

A sessão iniciou com a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Silvana Maria Marchioretto Radaelli fazendo alusão ao tema da homenagem:  Mentes que aprendem e ensinam , prosseguindo com o convite aos homenageados para os lugares de honra: professores, funcionárias, aposentados, funcionários da SMEC, professores que atuam com projetos nas escolas do município e profissionais colaboradores da educação.

A sessão foi abençoada pelo Padre Alberto Tremea que destacou, também, que existem “Mestres, educadores e, simplesmente, professores”.

O vereador Renato Pedro Tremea leu o texto bíblico e fez a leitura do Projeto N05/2010 que “Institui Sessão Especial em Comemoração ao Dia do Professor , 15 de outubro, e Dia do Funcionário Público, 28 de outubro. Profissionais da Educação que atuam nas escolas do Município d Doutor Ricardo”.

Para a Secretária de Educação e Cultura, Daniela Weber Reginatto, “este momento é importante para nós educadores, pois ser educador é ter uma missão e acredito muito no papel dos educadores, dos que buscam, mudam e constroem um presente e um futuro melhor para nossas crianças. O que seria da nossa educação se não fossem vocês, professores e funcionários? Vocês merecem esta homenagem!”

O Prefeito Nilton da Silva Rolante saudou a todos e lembrou da homenagem da escola onde estudou, da alegria em retornar lá. “Lá tive osprimeiros anos dos meus estudos. Lá estavam escritos os anos da escola e a maior alegria é compartilhar esses momentos, de voltar no tempo, de olhar o caderno de chamadas ainda escrito a mão, encontrar os alunos da época. Aqui em Doutor Ricardo, a vocês representam o maior grupo do município, sabemos que compete ao poder público colocar condições a disposição para oferecer educação. Como é bom ter aqui, nesta noite, todos os professores, os eternos professores, referindo-se aos já aposentados, os colaboradores, os que prestam serviços para o bom andamento da educação. O que o poder público pode fazer é dar oportunidades para melhorar a educação, com condições físicas até a formação, a qualificação para melhor atender aos alunos. Se é difícil em casa educar, cuidar dos filhos, seja um, dois ou quantos forem, vocês tem as turmas para educar tendo a sensibilidade de valorizar a cada um. Vocês têm esta responsabilidade e ela é grande. Contem sempre com o apoio da Administração Municipal”. O prefeito Nilton finalizou com o agradecimento e parabenizou a todos os homenageados e convidando para o evento Doutor Ricardo em Festa, de 3 a 5 de dezembro de 2010. “Sintam-se todos convidados. Cada um fazendo a sua parte vamos fazer este pequeno lugar ainda mais reconhecido pelo seu pleno desenvolvimento e que tem um povo que trabalha pelo crescimento do município. Parabéns a todos os homenageados!”

Antes, porém, de receber as homenagens, professores e funcionários também expressaram o carinho e a gratidão pela homenagem, salientando que ser educador se torna mais significativo quando é reconhecido pelos representantes do povo. Apresentaram a mensagem  Ser Funcionária é  e  Ser Professor é . Com a música Coração de Estudante , os homengeados levaram até a mesa oficial símbolos das ações educativas e pedagógicas realizadas nas escolas.

A solenidade prosseguiu com a presidente da Câmara de Vereadores, Silvana Radaelli, chamando a cada um dos homenageados para receber um mimo, que foi entregue pelas autoridades presentes.

Encerrando a sessão de homenagens, a Presidente da Câmara de Vereadores, Silvana Maria Marchioreto Radaeli disse da satisfação em proporcionar a Sessão Solene e realizar a homenagem. “Tudo foi preparado de forma singela mas com amor e carinho como prova da nossa admiração. Essa é a maneira que encontramos para demonstrar o reconhecimento por tudo o que fizeram e fazem e o que representam para nosso município. Para muitas crianças vocês são a família e é na escola que elas recebem educação, carinho, aprendem valores. Essa troca de saberes faz com que  escola cresça e se fortaleça como um todo”. Silvana agradeceu, também, a todos os outros profissionais que não atuam diretamente na sala de aula e que servem de suporte “para que o processo de aprendizagem d formação de cidadãos aconteça”. Encerrou a sessão parabenizando a todos os homenageados.

Doutor Ricardo  Construindo com você!

15 anos de Emancipação Político-Administrativa

100 Anos da Colonização Italiana