Doutor Ricardo sediou na tarde do dia 7 de dezembro o  Encontro Regional de Agentes Comunitários de Saúde , que recebeu os municípios de Anta Gorda, Relvado, Vespasiano Correa, Ilópolis, Encantado, Bom Retiro do Sul, Putinga, Coqueiro Baixo, Itapuca e Muçum.

O programa PACS, foi concebido com a intenção de trazer um diagnóstico mensal e um perfil epidemiológico da população e através destes mecanismos, desenvolver e executar políticas publica de saúde de forma articulada e intersetorial com os demais segmentos da administração pública e sociedade.

O encontro é mais uma possibilidade de estreitar os laços deste trabalho a fim de que se possa contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes. Através da emenda constitucional 51/2006 aconteceu a regulamentação da função dos agentes comunitários de saúde passo decisivo para o reconhecimento do trabalho positivo e importante para a organização e planejamento da saúde pública.

A palestrante Gianine Sandri, psicóloga do Departamento de Ações em Saúde da 16 CRS, na  Roda de Conversa , abordou sobre as práticas costumeiras e a importância das agentes de saúde.  “Hoje, a Saúde Coletiva propõe um novo modo de organização do  processo de trabalho em saúde que enfatiza a promoção da saúde, a prevenção de riscos e agravos, a reorientação da assistência a doentes, e a melhoria da qualidade de vida, privilegiando mudanças nos modos de vida e nas relações entre os sujeitos sociais envolvidos no cuidado à saúde da população. Quanto ao papel dos Agentes de Saúde, entre outras coisas, é realizar a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade. O agente ocupa lugar central nas equipes pois são responsáveis por garantir o princípio da promoção de saúde no território.”

As agentes de saúde de Bom Retiro do Sul relataram as experiências realizadas, que “com a participação nos grupos de apoio, os resultados de inclusão e motivação pessoal são perceptíveis e comemorados” comemora Cíntia Caroline da Rocha.

A palestra de encerramento foi com Leonildo Jose Mariani, que é Consultor da Área da Saúde da FAMURS foi pautada pela motivação, com vários vídeos e a interatividades do público.

Ser agente de saúde é ser povo, é ser comunidade, é viver dia a dia a vida daquela comunidade. É ser o elo de ligação entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida. É ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde. O agente comunitário é o mensageiro de saúde de sua comunidade. Fica o reconhecimento e agradecimento pelo trabalho por vocês realizam.

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 09/12/2011