Nos dias 07 a 10 de dezembro, a Delegada eleita na Conferência Estadual em Porto Alegre, representando a sociedade civil organizada, Shirley Quiotti Venzo, que também é Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Doutor Ricardo, juntamente com Catea Rolante, Primeira Dama e Secretária Municipal da Assistência Social e a Assistente Social Graziela Gheno Lorenzi, participaram de amplo diálogo na  VIII Conferência Nacional de Assistência Social , no qual reuniu aproximadamente 2 mil pessoas em Brasília.

Neste espaço, os participantes Delegados aprovaram o relatório de propostas para orientar as políticas públicas nos próximos dois anos, sendo que uma das principais conclusões do texto é esta:  o Sistema Único de Assistência Social (Suas) é para todos e deve atender qualquer família ou indivíduo em situação de risco e vulnerabilidade, independentemente de cor, credo ou classe social. Este documento é resultado das sugestões apresentadas pelos delegados de todo o país sobre a consolidação do Suas, a valorização dos trabalhadores da área, a qualificação dos serviços e o papel do Sistema Único de Assistência Social na execução do Plano Brasil Sem Miséria.

Para a Assistente Social, Graziele Gheno, “a oportunidade de participar de uma conferência em âmbito nacional foi um marco na minha trajetória profissional, pois possibilitou a troca de experiências com participantes de diversos estados do Brasil, quanto aos trabalhos na proteção social e básica, lembrando que cada município executa a sua política de acordo com a realidade, respeitando as culturas e o contexto social na qual estão inseridos. Enfim, estes dias em Brasília foram valiosos, pois trataram sobre a valorização dos trabalhadores para uma melhor gestão do trabalho no município e, consequentemente, para o avanço do SUAS – Sistema único de Assistência Social.”
Shirley Venzo, Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social e Delegada eleita na Conferência Estadual para representar o Vale do Taquari, “a minha experiência foi muito legal em ter participado da 8 Conferência Nacional da Assistência Social. Fui representar o meu município e o nosso Vale do Taquari. Fica a gratidão a Administração Municipal pela oportunidade e dedicação, em especial a secretária Catea e a assistente social Graziela. A experiência possibilitou uma visão mais específica e proporcionou conhecimentos que, como presidente do Conselho da Assistência Social, vai auxiliar ainda mais no desenvolver dos trabalhos e atividades em Doutor Ricardo e estou à disposição também do Vale do Taquari.”

A secretária Catea Rolante aponta que “o evento consolidou os avanços e me sinto orgulhosa em ter participado da conferência como  observadora.  Os serviços e programas que estamos desenvolvendo apontam para caminhos da valorização das pessoas e de sua qualidade de vida.”

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 15/12/2011