O ano de 2011 foi especial para este jovem município que tem profissão de destaque e nome forte: Doutor Ricardo. Embora ter apenas 16 anos de emancipação político-administrativo, celebrados hoje, a cidade de dois mil habitantes comemora as obras e o crescimento visivelmente notado às margens da RS-332.

O prefeito Nilton Rolante menciona a intenção de fazer do município um local próspero e não somente uma cidade cravada em meio à rodovia que liga duas regiões. “Acredito que essa visão já está mudando, porque Doutor Ricardo vem num significativo crescente e poderá, cada vez mais, chamar a atenção para quesitos ligados à gestão pública”, coloca.

Rolante menciona as obras de peso realizadas em 2011 como o Centro de Convivência Padre Giocondo Vaccaro onde o município investiu mais de R$ 420 mil. O centro engloba um complexo com pista de caminhada e academia ao ar livre, referencial de qualidade de vida para a população. Também lembra a ampliação da Escola de Educação Infantil (Emei) Amiguinhos do Coração no total de R$ 370 mil e a pavimentação da Avenida Luiz Feronatto, um investimento superior a R$ 280 mil.

Para 2012 adianta que está prevista a edificação do Centro Cultural, em parceria com a Lei de Incentivo à Cultura (Lic), a padronização e pavimentação da Avenida Luiz Feronatto no que tange o trevo de acesso até a Escola de Ensino Médio Doutor Ricardo, a instalação de uma piscina térmica no Centro de Convívio e a aquisição de uma retroescavadeira e de veículos.

Sobre a geração de emprego houve aquecimento e acréscimo em torno de 20%. “Neste mês foi instalada uma empresa de artefatos de cimento e para o próximo ano existe a previsão da instalação de novos empreendimentos na área de alimentos e bebidas.”

Sobre o desenvolvimento coloca a expansão do município no quesito habitação. “Mais de cem terrenos foram comercializados neste ano e em torno de 20 casas encontram-se em construção”, informa. Dentro deste contexto e visando a qualidade de vida da população, está no plano de trabalho para o próximo ano a construção de 50 moradias populares na zona urbana e rural. “Nossa preocupação não gira em torno do crescimento populacional, mas da qualidade do cidadão.”

Em nível administrativo frisa que 2011 foi importante em virtude da manutenção nas áreas de saúde, educação, agricultura e também da reestruturação da administração e do plano de carreira para os funcionários. “O salário básico foi reajustado em até 40% e agora todo funcionário possui um plano de carreira.”

Destaque em políticas públicas

O projeto de desenvolvimento das políticas públicas de Doutor Ricardo está ancorado em metas sólidas que assinalam o crescimento com visibilidade nas diversas áreas da Administração Municipal, onde os recursos públicos investidos garantem a execução de ações que proporcionam a população qualidade de vida.

A marca do município também é manifestada pelas parcerias bem sucedidas com os governos estadual e federal, dando suporte e incremento na realização de obras de infra-estrutura, agricultura, assistência social, cultura, educação, esporte/lazer, saúde e planejamento, ações que promovem a geração e de emprego e renda e visam o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Para isso, são elencadas as principais conquistas:

ü  Ampliação do Parque Rodoviário, aquisição de máquinas, equipamentos e veículos;

ü  Manutenção das estradas;

ü  Pavimentação asfáltica da Avenida Luiz Feronatto, ruas e do acesso à Gruta Nossa Senhora de Lourdes;

ü  Incentivos aos agricultores com diversos programas de fomento à pequena e média propriedade rural;

ü  Construção do Centro de Convivência, que concentra os serviços sociais;

ü  Manutenção do Ensino Municipal e transporte escolar gratuito para todos os estudantes das redes municipal e estadual de educação, inclusive para estudantes do Ensino Médio e mais 25% de auxílio para estudantes universitários;

ü  Construção e ampliação da Emei Amiguinhos do Coração e reformas e manutenção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac;

ü  Construção da Unidade de Saúde com ambientes qualificados, profissionais habilitados que garantem bom atendimento aos munícipes;

ü  Projetos diferenciados que destacam o município na região e estado,

ü  Prêmio Viva Criança (2005, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011);

ü  Prêmio Rio Grande Sorriso (2006) e Destaque Regional (2007);

ü  Pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) que indicou o município lugar de destaque no Estado e no país pelas políticas públicas desenvolvidas na área da geração de emprego e renda, saúde e educação.

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 28/12/2011