O município de Doutor Ricardo decretou Situação de Emergência através do Decreto Nº 001/2012  de 02 de janeiro de 2012. O motivo é devido à estiagem que se assola no Município, nos meses de outubro a dezembro de 2011 e janeiro de 2012.

O decreto é em consideração aos efeitos gerados pela frustração de safra agrícola de verão, em razão da estiagem ocorrida  em todo município há mais de 90 dias. A estiagem em toda área do Município vem ocasionando a diminuição considerável da capacidade de exploração da água, causando perdas consideráveis nas lavouras de milho, soja, laranja, uva, fumo e pastagens afetando seriamente a produção da bacia leiteira.

A EMATER e a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente fizeram levantamento sobre as grandes perdas ocorridas na agropecuária. Em algumas propriedades rurais está ocorrendo escassez de água nas fontes naturais e açúdes, fontes estas que abastecem o consumo humano e animal.

As consequências desta estiagem resulta, principalmente, em prejuízos econômicos e sociais constantes que, por enquanto, afeta com maior intensidade toda área rural.

A Administração vem trabalhando de várias maneiras para amenizar. Estão sendo auxiliados os agricultores que estão necessitando, principalmente com o transporte de água para abastecer as propriedades rurais mais afetadas. A Secretaria Municipal de Obras e Trânsito também está trabalhando nas localidades onde a situação é mais crítica, com abertura de valas na intenção de captar água e amenizar o principal agravante da estiagem: a falta de água. A Administração Municipal também já alerta a população para o racionamento de água.

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 04/01/2012