A primeira reunião do G10, Municípos do Alto do Vale, aconteceu no dia 9 de janeiro no auditório da prefeitura em Doutor Ricardo com início às 14h. O Prefeito Nilton Rolante coordenou sua primeira reunião frente ao grupo, que após recepcionar os prefeitos, o presidente da Amturvales Vanildo Roman e a Turismóloga Lizeli Bergamaschi, passou a palavra ao Gerente Regional da Emater, Derli Paulo Bonine.

Derli explanou sobre a possível viagem a Argentina e Chile em busca de conhecimentos técnicos que seria realizada em março. Em virtude da estiagem que castiga os municípios a viagem foi cancelada, ficando para outra oportunidade.

Como convidado do prefeito Nilton, também participou o consultor da Funasa e, também, trabalha no setor de Meio Ambiente em Bom Retiro do Sul, Carlos Alexandre da Silveira, o Dinho. Ele expôs aos prefeitos sobre Plano Municipal de Saneamento Básico com vistas a melhoria das condições de vida da população. O plano deve contemplar redes de água, resíduos sólidos, saneamento e mobilidade social.

Nilton sugeriu, também que os secretários da saúde, educação, cultura e turismo façam reuniões periódicas no mesmo dia da reunião dos prefeitos. Na próxima reuniao do G10, dia 12 de março, que será em Itapuca, os secretários destas pastas farão suas reuniões e planejamento dos próximos encontros do ano. Os secretários da agricultura já se encontram periodicamente.

A entrega de convite ao Secretário de Estado da Saúde, Ciro Simone, tam bém esteve em pauta. No dia 16 de janeiro será entregue o convite ao secretário para participar de reuniões pontuais como Macro Regionais de Saúde, Centro Oftalmológico de Encantado e Regulação do Samu.

Dentre os assuntos gerais, Rolante sugeriu a criação de um Consórcio Público dos municípios do G10 para encaminhar ações coletivas. Também ficou definido que cada munincípio vai indicar 2 pessoas para capacitação turísica. As informações serão sobre os municípios do G10 e coordenadas pela Amturvales.

Doutor Ricardo Construindo com Você!

Data de publicação: 10/01/2012