Dentre os vários projetos apresentados pelos vereadores Mirins de Doutor Ricardo, o da Mariana Daltoé era sobre uma figurira, árvore histórica situada no centro da cidade de Doutor Ricardo, na propriedade de Zélia Capra Daltoé.

Conforme o conhecimento da Drª. Elisete Freitas, Doutora em Botânica e Coordenadora do Museu de Ciências Naturais do Centro Universitário Univates, Lageado-RS, a planta que está sobre a figueira, é  Microgramma Squamulosa (Kaulf.) de La Sota, uma samambaia (atual grupo das Monilófitas) da família Polypidiaceae, se tratando portanto de uma EPÍFITA.

EPÍFITA: Em geral, as epífitas vicejam sobre o tronco das árvores e dispoem de raízes superficiais que se espalham pela casca e absorvem a matéria orgânica em decomposição disponível. Muitas vezes, as raízes são acompanhadas por um fungo microscópico conhecido como micorriza, que se encarrega de transformar a matéria orgânica morta em sais minerais, facilitando a sua absorção pela planta. Por vezes, o epífito não absorve matéria prima da superfície da árvore ou arbusto, e suas raízes podem ser atrofiadas ou ausentes, de modo que o epífito utiliza seu hospedeiro apenas como suporte para alcançar seu ambiente ideal nos estratos da floresta.

As epífitas jamais buscam alimento nos organismos hospedeiros. Suas raízes superficiais não absorvem a seiva da planta hospedeira, não há qualquer relação de parasitismo. Ou seja, a presença de epífitas não prejudica a árvore ou arbusto onde elas vegetam.

A bióloga Ana Lucia Sonda, Respnsável pelo Departamento de Meio Ambiente do município,  “espera ter sanado as dúvidas quanto o arbusto que encontra-se sobre a árvore e nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.”

Doutor Ricardo   Construindo com Você

Data de publicação: 27/12/2012