A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente está promovendo o Fórum Municipal da Agricultura que acontecerá no dia 5 de abril no Auditório da Prefeitura Municipal.Para participar os agricultores e interessados podem fazer a inscrição antecipada até o dia 28 de março na Secretaria da Agricultura, ou no dia do evento.

O fórum tem o objetivo de atingir os agricultores do município com temas relacionados a produção e a transformação de alimentos e produtos com base na agricultura familiar, valorizando a propriedade e seus desafios ambientais. Assuntos como a irrigação, armazenagem e a cadeia produtiva da erva mate também serão tratados através de palestras.

O fórum reserva, também, espaço para debater questões como a nova Lei Municipal da Agricultura, a escolha do Conselho Municipal da Agricultura e possibilidade de implantação da Feira do Produtor Rural.

A programação é a que segue:

9h – Recepção, Credenciamento e Café Colonial

9h 30min – Abertura do Fórum

9h 45min – Palestra: A pequena propriedade rural e o desafio da sustentabilidade ambiental , com  Daniel Schmints (Engenheiro Agrônomo – BSW Engenharia Ambiental Ltda)

10h 45min – Palestra:  Irrigação e Armazenagem , com Ricardo Ramos Martins (Engenheiro, Assistente técnico Regional da Emater em Irrigação e armazenagem)

12h – Almoço

13h – Palestra:  Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da erva Mate , com Jurandir José Marques (Técnico em Agropecuária da Emater-RS/Ascar – Ilópólis)

14h – Debates e informações sobre a nova Lei Municipal da Agricultura,   Escolha do Conselho Municipal da Agricultura: papel dos representantes e suplentes e Possibilidade de implantação da Feira do Produtor Rural

Data de publicação: 18/03/2013