O dia 21 de março de 2013 foi especial para a para o município de Doutor Ricardo.

O dia 21 de março de 2013 foi especial para a para o município de Doutor Ricardo.  Pela manha a EMEF Olavo Bilac recebeu a visita da equipe da Assembleia Legislativa do Estado que coordena a Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. O objetivo foi preparar a comunidade escolar para participar da 41ª edição do Deputado Por Um Dia, que acontece no dia 3 de junho, em Porto Alegre.

Foram realizadas palestras preparatórias ao projeto Deputado Por Um Dia (DPD),  pela coordenadora da Divisão de Pesquisa e Extensão da Escola do Legislativo, Vanessa Albertinence Lopez, e pelo assessor da Escola do Legislativo, Luís Antônio Costa da Silva, responsável também por gerenciar o programa Interlegis no Parlamento gaúcho.

Agora a tarefa é elaborar um Projeto de Lei que irá para votação, juntamente com os projetos das outras 4 escolas gaúchas,  no dia 3 de junho, ocasião em que o 41ºDPD terá  programação durante todo o dia no Palácio Farroupilha.

Segundo a diretora da escola, Ivete Paliosa Tassi,  “agora vamos fazer montagem do Projeto de Lei que vise a cidadania para apresentar no dia 3 de junho, dia em que os 11 alunos deputados apresentarão e defenderão o projeto com os demais alunos de outras 4 escolas do Estado para posterior votação do mesmo. Devemos ter o projeto elaborado até o final de abril.  Estamos na expectativa para este evento, que contribuirá para tornar nossos estudantes mais críticos e participativos. É um projeto que valoriza a cidadania e permitirá aos alunos avaliarem qual a importância dos deputados”

A diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza, afirma que o projeto possibilita a aproximação entre o Parlamento e a comunidade escolar. “É uma oportunidade de os estudantes terem uma experiência sobre o dia a dia do deputado, desde o momento em que cria um projeto de lei até a sua votação”, ressalta.

O projeto Deputado Por um Dia  
O Deputado Por Um Dia promove a aproximação entre Legislativo e jovens, a partir da 7ª série do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Estado. O objetivo é de proporcionar conhecimento e experiência prática sobre a atividade parlamentar. Além de escolas, podem participar instituições e entidades da sociedade civil organizada que trabalhem com projetos de integração social para adolescentes.

Em cada edição são sorteadas cinco escolas/instituições/entidades, que são representadas por onze alunos, totalizando 55 deputados-estudantes. Durante os preparativos, uma equipe da Escola do Legislativo vai até os colégios para falar com alunos e professores.

Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que é discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante. Neste dia, as atividades na Assembleia iniciam-se às 8h30, com uma programação envolvendo temas de interesse ligados à cidadania. No final da manhã, os alunos líderes-deputados participam de uma reunião para organizar a Ordem do Dia. E, a partir das 14h, eles ocupam as cadeiras dos parlamentares, no Plenário, para apreciação e votação das proposições.

Data de publicação: 22/03/2013

Compartilhe!