O primeiro Fórum da Agricultura de Doutor Ricardo aconteceu na sexta-feira, dia 5 de abril, no auditório da Prefeitura Municipal. Foram mais de 90 agricultores, prestadores de serviços e afins que participaram do evento, além de autoridades municipais e regionais.

Chegando, logo ao subirem as escadas, uma decoração com produtos coloniais ornamentava e ambientava aos que prestigiaram o fórum, sendo recepcionados pela equipe da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do município que, após o credenciamento, convidava para o café colonial.

Autoridades municipais como o prefeito Alvimar Lisot, o vice-prefeito Adagir Pellegrini, o presidente da Câmara de Vereadores Eduardo Dagostini entre outras autoridades municipais e regionais.

Na primeira palestra da manha, o Engenheiro Agrônomo Daniel Schmints falou sobre a  pequena propriedade rural e o desafio da sustentabilidade ambiental , de como produzir e transformar com planejamento e ações regionais, implantando boas práticas nas atividades diárias no meio rural.

O Engenheiro, Assistente técnico Regional da Emater em Irrigação e armazenagem, Ricardo Ramos Martins, falou sobre sua especialidade, a  Irrigação e Armazenagem , de procedimentos corretos e cuidados com a qualidade e a importância de produzir produtos saudáveis.

Pela tarde, Jurandir José Marques, Técnico em Agropecuária da Emater-RS/Ascar de Ilópólis e Presidente do Polo Ervateiro do Alto Taquari, pautou o  Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da erva Mate , aportando dados da região alta do vale, benefícios, cadeia produtiva, cuidados com a planta, o solo, consumidores, qualidade entre outros do setor.

O Prefeito Alvimar Lisot e o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Zaquiel Roveda, falaram sobre a nova Lei Municipal da Agricultura, com dados, valores, previsões e informações sobre a mesma. Os participantes tiveram oportunidade de deixar sua colaboração durante a explanação e depois em uma folha específica para tal. Segundo o prefeito, as informações, sugestões serão levadas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para análise e apreciação.

O coordenador da Emater de Doutor Ricardo, Fabiano Zenere, falou da importância do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, da escolha dos representantes e suas funções. O Secretário Zaquiel finalizou falando da possibilidade da implantação da Feira do Produtor Rural.

Data de publicação: 06/04/2013